Com pavimentação, Prefeitura livra moradores da Rua Pará de um drama antigo

A Prefeitura de Corumbá está solucionando mais um problema crônico na cidade que se arrastava por mais de duas décadas. Dessa vez, o Município está atendendo os moradores do Jardim dos Estados, especificamente da Rua Pará que, durante anos, sofreram com inundações da via e de seus imóveis, isto sem contar com a lama, durante as chuvas, e com a poeira em períodos de seca.

 

E esta situação mudou graças às obras de drenagem e pavimentação asfáltica executadas pela Prefeitura. Os trabalhos estão na fase final, restando apenas a implantação de meio fio, bem como sinalização vertical e horizontal.

 

Nessa quinta-feira, 19, a movimentação na Rua Pará foi intensa e acompanhada de perto pelos moradores, bem como por estudantes, professores e pela direção da Escola Municipal Ângela Maria Perez. Todos observavam de perto o lançamento do pavimento asfáltico à base do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

 

O prefeito Paulo Duarte, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, também acompanhou a execução dessa importante etapa. Ele vistoriou os trabalhos, conversou com moradores, com a direção e professores da escola que demonstraram satisfação pela obra recebida.

 

“Eu já morei em rua sem asfalto e senti na pele todos os problemas que vocês sentiram aqui, durante esses mais de 20 anos. Disse que iria fazer a drenagem e pavimentar a rua. Hoje, estamos aqui, acompanhando os trabalhos finais. Um problema que se arrasava há mais de 20 anos, resolvemos em apenas três”, destacou Paulo Duarte, lembrando que toda a obra, drenagem e pavimentação, foi executada com recursos próprios, oriundos de impostos que a População paga.

 

Rua Pará

Em visita à obra, prefeito conversou com moradores que comemoravam o fim de um drama (Foto: Renê Marcio Carneiro)


A pavimentação da Rua Pará aconteceu após a execução da drenagem que atingiu também a Rua José Fragelli, a próxima que será pavimentada pela Prefeitura naquele bairro. A obra faz parte de um projeto desenvolvido pelo município que já atendeu a Rua Pará, no trecho entre a José Fragelli e Marechal Deodoro, onde não houve necessidade de drenagem profunda, apenas superficial.

 

Satisfação

 

Para os moradores, além de solucionar um sério problema, a obra está transformando o bairro. “O asfalto melhora a qualidade de vida de todos os moradores daqui, vai mudar o bairro”. Esta foi a reação de Herison Gil Rodrigues, 29 anos, morador na Rua Pará já há 23 anos. Ontem pela manhã, ele acompanhou o início da etapa de lançamento do asfalto na via e foi categórico ao afirmar que “é unânime. Todos aqui estão felizes com esta obra”.

 

Herison é filho de José Pedro Paula, 65 anos, e Marta Gil Rodrigues, 58, os primeiros moradores daquele trecho da Pará, entre a José Fragelli e Cyríaco de Toledo. Segundo ele, a vida de todos no bairro está mudando radicalmente. “Era muita poeira. Quando chovia, lama e tudo inundado. A gente não saia de casa. Depois que fizeram a drenagem mudou. Nestas últimas chuvas já não tivemos inundação”, ressaltou.

 

O jovem fez uma revelação: “As pessoas mais velhas contam que, no passado, cansaram de ir à Prefeitura pedir para asfaltar nossa rua e lá, diziam que pelo mapa, esta rua já estava asfaltada. Agora sim, está saindo o asfalto”.

 

Dia diferente

 

A quinta-feira foi um dia diferente na Rua Pará. Desde as primeiras horas da manhã, quando os trabalhadores e máquinas iniciavam os serviços na via para asfaltar, o moradores saíram de casa e ficavam na calçada, observando o movimento. Alba Casal de Arruda, 56 anos, dizia que nem estava acreditando. “Esperamos isto há muitos anos. Moro aqui antes mesmo da escola (Ângela Perez) ser construída. Agora sim, estamos recebendo o asfalto”, afirmou, enquanto acomodava seu pai para observar o movimento.

 

Sirley Ojeda, 51 anos, há 20 morando na Rua Pará, disse que a vida de todos vai mudar totalmente. “Era feio aqui. E chovia a gente quase não saia de casa, tinha que caminhar beirando o muro. Carro não transitava por aqui. Era muita água, virava um rio. Agora vai mudar com o asfalto”, destacou. “Vai também acabar com a poeira. Meu neto tem alergia por causa dessa poeira que fazia aqui”, completou.

 

Morador na Rua José Fragelli, quase esquina com a Pará, Ézio Gonçalves, 87 anos, comemorou o benefício. “Nunca teve um homem para arrumar isso aqui. Agora sim. A Rua Pará está sendo asfaltada e vai beneficiar todos aqui da região”, ressaltou, citando que após a drenagem executada pela Prefeitura, já não ocorreram mais problemas de inundação.

 

Rua Pará

A pavimentação veio após obras de drenagem que eliminaram problemas de inundações na via (Foto: Renê Marcio Carneiro)

Skip to content