Crianças e gestantes: vacinação continua, mas índices permanecem baixos

Após o quarto dia de prorrogação da vacinação contra a gripe Influenza (H1N1), continuam baixos os índices de coberturas de dois grupos: crianças com idade entre seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e o de gestantes.

 

É o que revela levantamento divulgado na noite de quinta-feira, 09, pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá. “Sobraram vacinas que estavam reservadas para atender a população residente na zona rural, região ribeirinha e os povos indígenas. Com isto, prorrogamos a campanha na segunda-feira, dia 06, na área urbana, para atender grupos de riscos que não atingiram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Infelizmente, estes dois grupos ainda estão abaixo da expectativa”, informou a secretária Desiane Silva.

 

O levantamento divulgado ontem dá conta que Corumbá atingiu 82,38% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No entanto, estes dois grupos estão abaixo dos 80%. O grupo crianças está com 75,26%, e gestante com 71,33%. Já trabalhador em saúde subiu para 86,12, e idosos para 88,93%. Puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto) está com 113,94%, e indígenas com 109,36%.

 

A campanha foi prorrogada para atender exclusivamente crianças, gestantes, trabalhadores em saúde e idosos acima de 60 anos. Antes dessa etapa aberta na segunda-feira, os índices de cobertura na cidade estavam com 80,07%. Dois grupos preocupavam: crianças com 72%, e gestante com 64,76%. Trabalhador em saúde estava com 84,62%, e idosos com 87,77%.

 

Mães que ainda não levaram seus filhos para imunização, bem como as gestantes, devem procurar as seguintes Unidades Básicas de Saúde: Fernando Moutinho, localizado na alameda Maciel de Barros, 48, bairro Cristo Redentor; Paulo Mayssato, na rua Cyríaco de Toledo, sem número, bairro Nova Corumbá; Gastão de Oliveira, na rua Nossa Senhora da Conceição, sem número, bairro Maria Leite; a Popular Velha, na rua Theodomiro Serra, sem número, bairro Popular Velha; Humberto Pereira, na rua Feitosa Rodrigues, esquina Duque de Caxias, bairro Nossa Senhora de Fátima, e a Lucia Maria Carvalho, nua Cyríaco de Toledo, no Guanã, todas atendendo nos dois períodos.

 

Na Unidade de Saúde Padre Ernesto Sassida, localizado na rua José Fragelli, bairro Dom Bosco; o Ênio Cunha I, na alameda Tamengo, bairro Cervejaria; A Angélica Anache, na rua Rio Grande do Sul, bairro Cristo Redentor; Aeroporto II, na rua Santos Dumont, 47, bairro Aeroporto,e Pedro Paulo I, na Rua América, 388, Centro, apenas no período da manhã.

 

Na Unidade Luís Fragelli, na avenida Rio Branco, bairro Universitário; Pedro Paulo II, na rua Batista das Neves, 119, Centro; Beiro Rio, na rua Delamare, 384, Centro; o São Bartolomeu, na rua Pernambuco, bairro João de Deus; e o Ênio Cunha II, na alameda Laranjeiras, 170, bairro Dom Bosco, farão a imunização apenas no período da tarde.

Skip to content