Prefeito entrega Mirante, Casa do Dr. Gabi e praças da Independência e República

O rico patrimônio histórico e cultural de Corumbá ganhará reforços de peso na próxima semana. É quando o prefeito Paulo Duarte entregará à população quatro obras emblemáticas para toda a cidade.  A primeira inauguração acontece na segunda-feira, 27, no Mirante da Capivara.

 

O espaço, localizado na rua Marechal Floriano, bairro Generoso, estava abandonado há décadas e foi totalmente reconstruído pela Prefeitura. O local oferece uma vista panorâmica do Pantanal, além de acesso a Baía do Tamengo. Até a escadaria precisou ser refeita e agora oferece total segurança aos moradores e visitantes da região.

 

Na terça-feira, 28, a famosa casa onde viveu o advogado, jornalista e escritor Gabriel Vandoni de Barros será aberta à visitação pública. Localizado na rua Cuiabá, esquina com a rua XV de Novembro, o prédio foi revitalizado pela Fundação de Cultura e Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (FUPHAN). A construção de estilo eclético é datada de 1940.

 

No dia 29, quarta-feira, um dos atrativos mais populares da cidade será reaberto à população. A Praça da Independência foi totalmente restaurada e readequada para continuar contanto com suas estátuas, pontes, lagos e coreto, a história da região pantaneira, com destaque para o Marechal Antônio Maria Coelho, herói da Retomada de Corumbá.

 

No dia 1º de julho, é a vez da Praça da República ser reinaugurada pelo prefeito Paulo Duarte. Assim como a Independência, a obra fez parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas e foi requalificada com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura.

 

“Corumbá é uma cidade turística e, desde 2013, estamos trabalhando para diversificar o público que visita a região. Neste contexto, a recuperação desses espaços é muito importante. Temos aqui o que muitas cidades não têm: as belezas do pantanal e uma história diversificada e rica”, comentou o prefeito.

 

“Além desse aspecto turístico, também temos que levar em conta o aspecto social e cultural do nosso povo. Todo corumbaense que é apaixonado pela Praça da Independência, pela Praça da República, ficará orgulhoso, tenho certeza absoluta disso, de ver esses espaços recuperados como estão”, complementou Duarte.

 

“Quanto ao Mirante da Capivara e a casa do Doutor Gabi, vamos possibilitar a sociedade que redescubra esses locais. Os mais jovens sequer devem conhecê-los por causa da situação de abandono que ambos ficaram por muitos anos. São peças importantes da nossa história, da vida do corumbaense, que não poderiam jamais terem sido esquecidos”, concluiu o prefeito.

Skip to content