Prefeito entrega requalificação do Jardim da Independência e já anuncia novo desafio

Cumprindo cronograma, o Jardim da Independência foi devolvido à população de Corumbá na noite desta quarta-feira, 29 de junho. A obra de requalificação foi a primeira entregue dentro do pacote contemplado com recursos federais do PAC Cidades Históricas e contrapartida do Município.

 

“Vocês se esqueceram de como era essa praça antes? Todos reclamavam que estava abandonada, acabada. Quero dizer a vocês que para que esse dia chegasse que houve muito trabalho e dedicação porque dá muito trabalho cuidar dos detalhes que precisam ser respeitados e observados para que a gente preserve a história da cidade e junto a história de pessoas que tiveram parte de suas vidas ligadas ao Jardim. Para que a gente preserve esses bens públicos de forma que permaneça viva a história local, a memória coletiva da cidade, suas lutas e cotidiano. Todos os detalhes foram estudados, acompanhados”, disse Maria Clara Scardini, primeira-dama e diretora-presidente da FUPHAN (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico).

 

Com 21 mil metros quadrados de área, o Jardim da Independência passou por várias intervenções, porém elas mantiveram as características do espaço centenário que traz muito da influência do paisagista da época imperial Glaziou.

 

“A inauguração do Jardim da Independência integra o calendário de 80 anos do IPHAN e, em nome da presidente, destaco que as obras do PAC Cidade Históricas confirmam, o compromisso do Governo Federal em garantir o acesso a esses espaços tão importantes para a memória de suas cidades. Mais do que preservar a memória e história nacional, mas ações que acontecem em vários pontos proporcionam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”, declarou Sílvia Cedron, representando o IPHAN Nacional.

 

O professor e historiador João de Carvalho destacou uma daquelas que vem sendo a marca da gestão do prefeito Paulo Duarte. Presente no momento de lanamento da obra, Carvalho preferiu, no momento de entrega, não fazer um relato histórico do espaço, mas de agradecimento.

 

“Hoje, para todos nós corumbaenses, é motivo de muita satisfação e orgulho ver esse logradouro público requalificado e pronto. Um grande poeta e escritor corumbaense denominado Alceste de Castro, uma vez, se referiu no seu livro ‘Corumbá de Antigamente’ a seguinte frase: ‘a narração dos fatos sociais não é uma peça de museu, é através do ranço das coisas velhas que vamos encontrar o tempero para as coisas novas’. É justamente isso que vossa excelência vez como um grande protetor da cultura corumbaense torna-se um mecenas para todos nós. Torna-se, a partir desse momento, um mecenas para todos nós, queremos que o senhor dê continuidade a esse belíssimo trabalho que vem fazendo em sua gestão”, falou.

 

Desafio

 

O prefeito Paulo Duarte afirmou que já se desenvolvem tratativas para a conservação do Jardim com empresas do setor privado, numa forma de evitar que o espaço público chegue ao estado que se encontrava antes das obras.

 

“Essa obra tem muita coisa que não é visível: parte elétrica e irrigação, acionamento do enchimento do lago. Vamos fazer um trabalho intenso para conscientizar que a população ajude a preservar, que não pise a grama, agora é o desafio do uso correto do espaço porque é a história da nossa vida que está aqui dentro”, afirmou ao lembrar que a seriedade com que a coisa pública é tratada em sua gestão.

 

“Há um ano estávamos aqui ousando num momento de tanta crise, de cercá-lo e fazer uma obra de requalificação e, em alguns aspectos, de construção. Não atrasamos em nada absolutamente o cronograma. Tivemos nesse tempo, a compreensão da maioria absoluta das pessoas. Estamos devolvendo aqui parte da história de Corumbá diante da do grande herói Maria Coelho, não é somente a história da arquitetura, da beleza dessa praça, mas também devolver um pouco da história de todos nós. Todos nós, de uma forma ou de outra, tem uma história de amor com esse Jardim. Essa praça é de todo mundo, é de toda Corumbá que vem aqui em algum momento”, frisou.

 

Mesmo no complicado momento econômico que o país atravessa, o prefeito garantiu que as melhorias na cidade não terminarão e já anunciou o novo desafio, que é revitalizar o prédio da antiga Prefeitura Municipal, localizado na área central da cidade.

 

Além de autoridades civis,  militares e religiosas, marcaram presença na entrega das obras os vereadores: Tadeu Vieira, Cristina Lanza, Evander Vendramini, Roberto Façanha, João Lucas e Carlos Machado. 

 

Para saber, todas as ações e detalhes da requalificação pela qual passou o Jardim da Independência, clique aqui.

Skip to content