Prefeitura inicia projeto Sorriso na Escola e atende crianças da Reme

A Prefeitura de Corumbá iniciou na quarta-feira, 1º de junho, o projeto Sorriso na Escola que vai permitir cuidados especiais com a saúde bucal das crianças da Rede Municipal de Ensino (Reme). A ação começou pela Escola Municipal Rachid Bardauil, no Bairro Aeroporto, e vai beneficiar 140 alunos que frequentam o ensino em período integral naquela unidade.

 

O desenvolvimento desse projeto segue uma orientação do prefeito Paulo Duarte para assegurar um atendimento especial às crianças da Rede de Ensino dentro da própria escola onde estudam, como forma de reduzir ou até mesmo acabar com a demanda existente nas áreas de atuação das Unidades de Saúde da Prefeitura.

 

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal. Sua execução conta com a parceria da Secretaria de Educação e vai ser estendido a todas as escolas da Rede Municipal.

 

“Estamos começando pela Escola Rachid Bardauil e após atender a demanda dessa área do Aeroporto, iremos para outras escolas da Reme”, explicou o coordenador de Saúde Bucal, Cláudio Alencar. “O atendimento acontece dentro da própria escola e vamos atender crianças que já vinham realizando tratamento na unidade de saúde de referência da região, além de outras que necessitam de atendimento”, continuou.

 

“O atendimento é feito pela própria equipe da área de saúde bucal da Prefeitura, dentro do ambiente escolar, garantindo melhor acesso das crianças aos serviços disponibilizados pelo Município”, enfatizou o coordenador, citando que, por dia, serão atendidas uma média de 16 crianças, oito por período.

 

Acesso facilitado

 

No Rachid, o atendimento está a cargo do cirurgião dentista Luiz Antônio Leite Rocha, que tem como auxiliar Alexandra Andrade. Para Luiz, o projeto é de extrema importância e vai “facilitar o acesso das crianças aos serviços disponibilizados pela Rede Pública”, lembra, citando que, muitas vezes, os pais têm dificuldades em levar os filhos “e na escola, o atendimento fica mais acessível”.

 

Esta facilidade também foi destacada pela diretoria da escola, Dorothea Iraiges Midon. “É muito bom. Os pais, muitas vezes, têm que enfrentar fila, acordar cedo, para levar os filhos. Aqui, dentro da escola, o atendimento é mais rápido, os país podem acompanhar e isto é importante para a saúde bucal das crianças. Foi, sem dúvida, uma iniciativa muito boa da Prefeitura”, comentou.

 

Luana Maria Soares acompanhou a filha Tainara Clara, de 08 anos, estudante da 3ª série, neste primeiro dia do projeto Sorriso na Escola. “Está sendo bem melhor que na unidade de saúde. As crianças são atendidas de forma mais rápida dentro da própria escola em que estudam”, citou. Ela também acompanhou a sobrinha, Fátima Vitória Soares, 09 anos, estudante da 4ª série, a primeira atendida pelo projeto.  

 

Autorização

 

A secretária de Saúde, Desiane Silva, cita que antes do início dos atendimentos às crianças, a Prefeitura realizou reuniões com as equipes da Educação, para tratar do projeto, bem como com os país das crianças que estudam no Rachid Bardauil.

 

Segundo ela, o encontro com os país foi fundamental já que o atendimento às crianças somente acontece após autorização dos mesmos. Lembra também que, além das intervenções, a Prefeitura faz também a distribuição de kits e promove palestras com foco na saúde bucal. 

Skip to content