Mais 121 famílias corumbaenses foram beneficiadas pelo Programa de Regularização Fundiária “Terreno Legal”, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan). Dessa vez o Município atendeu as comunidades do Jatobá e Jatobazinho, na Popular Nova.
A entrega dos títulos aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, e permitiu realizar o sonho de antigos moradores daquelas duas localidades que, após longos anos, passaram uma noite tranquila, dormindo sob um teto que, agora, pertence oficialmente a eles.
“É um alivio. Graças a Deus vamos poder dormir mais tranquila em nossa casa”, expressou Valcídia Elias do Carmo, 75 anos, residente no Jatobazinho junto com o esposo e duas filhas. Ela cita que antes de ser beneficiada pelo programa “Terreno Legal”, vivia dias de incertezas, pelo fato de que não tinha o título do imóvel. “Agora, com o documento em mãos, dá mais tranquilidade”, completou.
O programa está em sua quarta etapa e beneficiou também Eulália Maria Dominga da Silva, 67 anos. Moradora no Conjunto Jatobá, ele ressalta que, antes desse dia chegar, “era um desespero, de incertezas”, já que não sabia o que poderia acontecer no futuro, se continuaria na casa ou se teria que deixar aquele espaço.
Mesmo com a baixa temperatura, os moradores dos dois conjuntos lotaram o espaço onde ocorreu o ato de entrega dos títulos. Arcelina Moscoso Bastos, outra beneficiada, resumiu o momento como “uma noite especial para todos nós moradores da região. Temos que agradecer o prefeito Paulo e sua equipe por ter cumprido essa promessa que ele fez algum tempo atrás”.
Valmor Miranda, outro beneficiado, destacou que os anos de sofrimentos chegaram ao fim para as famílias que residem no Jatobá e no Jatobazinho. “O título nos dá a segurança de que a casa é nossa. Só temos que agradecer a sensibilidade do prefeito, de sua equipe, que trouxe esse projeto tão importante não só para nós daqui do bairro, mas para toda Corumbá”, comentou. “Hoje vamos poder ir para casa e dormir tranquilo, sabendo que estamos na nossa casa”, concluiu.
O Programa “Terreno Legal” foi iniciado em 2013 e é a maior ação de regularização fundiária já realizada na cidade. Em 2015, o prefeito Paulo Duarte sancionou a Lei 2.501, que autorizou o Poder Executivo a conceder direito real de uso para fins de moradia aos ocupantes de áreas de propriedade do Município.
Esta foi a quarta etapa da entrega de títulos definitivos na cidade. Antes, a Prefeitura já havia contemplado 47 famílias do Morro da Carlinda, na Popular Velha; 82 do Guanã I e II, Piúva e Tarumã, na Nova Corumbá; e outras 87 famílias do Tiradentes, no Aeroporto.
São 337 imóveis já regularizados e este número deve ultrapassar dois mil. Os trabalhos continuam e vão atender a própria Popular Nova, Cristo Redentor, Cravo Vermelho, Cervejaria, Loteamento Pantanal, Jardinzinho, Guanabara, Primavera, Guarani e outras regiões.