Semana do Meio Ambiente tem show com Hermanos e Geraldo Espíndola

A abertura da Semana do Meio Ambiente em Corumbá, município com a maior porção da planície pantaneira, neste sábado, terá a participação especial do trio Hermanos Irmão, formado por Jerry Espíndola, Márcio De Camillo e Rodrigo Teixeira, e do cantor e compositor Geraldo Espíndola. Será ao ar livre, na Praça Generoso Ponce, às 19h, espaço que já abrigou grandes eventos, como o Festival América do Sul e a Mostra de Dança Corumbá.

 

A maioria dos artistas, sobretudo os músicos, tem uma afinidade muito grande com a cidade e com a cultura pantaneira, porém, Geraldo Espíndola não apenas compôs belas canções falando do Rio Paraguai e da natureza como já foi homenageado em uma das edições do Moinho in Concert, espetáculo de dança organizado pelo Moinho Cultural Sul Americano, cujo um dos padrinhos é o violeiro Almir Sater. Nesse concerto as músicas de Geraldo foram coreografadas e interpretadas pela orquestra mirim da escola.

 

No show solo deste sábado, Geraldo apresentará um repertório que terá como temática justamente o meio ambiente, que universaliza a riqueza cultural e natural de uma região de múltiplos cenários, que se confundem entre suas belezas cênicas e patrimoniais, as manifestações populares, o homem, o índio, os rastros da guerra, as influências andinas, o boi, a vida silvestre e suas águas. “O Geraldo vai se sentir em casa”, diz Dalila, sua esposa.

 

O convite para se apresentar em uma data importante veio a calhar, segundo o compositor. Ele participa do projeto de uma ONG francesa, que pretende focar a população ribeirinha do Pantanal e de que forma a economia solidária se desenvolve nestes lugares isolados, e seu show será gravado para compor um documentário. Além de antigas canções de sucesso, Geraldo apresentará a inédita “Novo Luar”, em parceria com artistas franceses, que tem o nome do filme.

 

A segunda atração da noite será um trio que leva para o palco a amizade cultivada por 30 anos, dos quais dez unidos no palco com a formação do grupo. Hermanos Irmãos se encaixa perfeitamente nesse clímax que se formará em torno das canções de Geraldo Espíndola com a linguagem do universo folk aliado aos ritmos fronteiriços da polca paraguaia e a guarânia. Um som híbrido em um palco que tem como pano de fundo o Rio Paraguai e o Pantanal.

 

A programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Corumbá terá ainda no sábado, antecedendo aos shows, apresentações de dança e música dos alunos do Moinho Cultural Sul Americano e da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio. No domingo, ainda na Praça Generoso Ponce, a partir das 16h, o público terá apresentações do Moinho Cultural e também da Oficina de Dança de Corumbá, além de exposição de artesanato, contação de histórias e roda de capoeira.

 

geraldo

Show de Geraldo Espíndola será gravado para compor documentário (Divulgação)

Skip to content