Telas de pacientes do CAPS ad estão em exposição para comercialização

Dezoito telas produzidas por pacientes atendidos pelo programa CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) estão em exposição até o dia 06 de junho nos corredores da Prefeitura Municipal de Corumbá.

 

As telas são resultado de uma oficina ministrada pelo artista plástico corumbaense Jamil Canavarros, numa parceria da Fundação de Cultura e da Secretaria Municipal de Saúde implantada em 2015.

 

Atualmente, 12 pacientes participam das aulas que acontecem uma vez por semana e repassam técnicas diversas da arte de pintura em tela. As obras expostas retratam paisagens da cidade como o Coreto do Jardim da Independência, a fauna pantaneira com aves e onças, bem como a presença do homem no Pantanal.

 

“A arte é de imenso valor para o trabalho que desenvolvemos no Centro, pois expressa o que o paciente tem de melhor e faz com que ele perceba seu potencial. Assim, numa simples oficina, temos resultados expressivos quanto à auto-estima, motivação e reinserção social. O paciente ganha e muito em qualidade de vida”, explicou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Sílvia Freire.

 

As telas expostas estão para comercialização, sendo que 50% do valor são repassados diretamente para o paciente e os outros 50% são destinados à reposição do material utilizado para a confecção das obras.

 

O CAPS ad é unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. Hoje, o CAPS ad atende, em Corumbá, cerca de 35 pacientes com atendimento psicológico, médico e medicamentoso, além de café da manhã e atividades diversas, como é o caso da oficina de artes plásticas.

 

A sede do CAPS ad está localizada na rua Cabral, 1208, Centro. O telefone para mais detalhes sobre atendimento e comercialização das telas é (67) 3907-5427.

Skip to content