Prefeitura atende 10 regiões da cidade com o programa “Cata Galhos”

A Prefeitura de Corumbá informa os moradores da área urbana que durante esta semana, o programa “Cata Galhos” está sendo executado em dez regiões da cidade, como forma de manter a limpeza das ruas e calçadas, evitando acúmulo de resíduos que acabam prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, além de reduzir entupimento de galerias de águas pluviais, e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

 

Nesta semana, a quarta do mês, os serviços estão sem do desenvolvidos nos bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho), todos na parte alta, nem como no Dom Bosco, Arthur Marinho e Generoso, parte baixa.

 

O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade. Já o lixo doméstico é coletado pelas equipes que fazem este serviço na cidade. Em relação a entulho, os responsáveis devem fazer uso das conhecidas caçambas.

 

A Prefeitura informa que, para facilitar a realização dos serviços, quem precisar fazer poda de árvores ou mesmo limpeza em seus terrenos, jardins e outros setores, deve colocar todo o material (desde que de origem vegetal) nas calçadas, para que seja recolhido pelas equipes responsáveis, observando o cronograma de cada região.

 

Em caso de poda doméstica, o morador deverá primeiro entrar em contato com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e solicitar autorização. Qualquer intervenção deste tipo, sem anuência dos órgãos ambientais é considerado crime. A Fundação funciona na Rua 13 de Junho, 457, entre a Sete de Setembro e Major Gama. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 – 5342 e 3907 – 5385.

 

Cronograma

 

O programa, na parte alta, começa pela região 1 que é integrada pelos  bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, além dos conjuntos existentes na região. A coleta ocorre sempre na primeira semana de cada mês.

 

Na segunda semana a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, a Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana são beneficiados os moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha, e na quarta, a atual, os bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho.

 

Já na parte baixa, os serviços, na primeira semana, atende a parte alta do centro, entre a América e a Rede Ferroviária, da Edu Rocha à Albuquerque. Na segunda semana os bairros Maria Leite e Universitário, inclusive Vila Mamona. Na terceira são beneficiados os moradores da parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, além dos bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria. Já na quarta, a atual, a coleta é desenvolvida no Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho.

Skip to content