Equipes da Prefeitura e Marinha atendem famílias ribeirinhas do Taquari

As equipes da Prefeitura de Corumbá e da Marinha do Brasil embarcam nesta quinta-feira, 22, para a região do Taquari e a partir da sexta-feira, 23, iniciam atendimentos às mais de 260 famílias de ribeirinhos residentes nas colônias São Domingos, Bracinho, Cedro, Limãozinho, Corixão, Cedrinho e Rio Negro.

 

Os serviços fazem parte da sétima edição do ano do programa Povo das Águas que foi reforçado este ano a partir do estabelecimento de uma parceria entre a Prefeitura e Marinha do Brasil, que está permitindo levar atendimento às famílias residentes em áreas de difícil acesso do Pantanal.

 

O embarque da equipe será às 07 horas desta quinta, no Porto do 6º Distrito Naval. O atendimento começa na sexta-feira, 23 de setembro, na região do Rio Negro, no Porto 7 Irmãos, das 10 às 12 horas; no Corixão, Porto Buritizal, das 10 às 13 horas, e no Cedrinho, Porto do Sr. Paulo Amaro, das 10 às 13 horas.

 

No dia 24, sábado, a ação beneficia a comunidade da Colônia São Domingo, no Porto Sagrado, das 08 às 13 horas. Já no dia 25, domingo, o atendimento acontece na Colônia São Domingos, no Porto Figueira, e na Colônia do Bracinho, no Porto Sairú, das 10 às 13 horas.

 

No dia 26 de setembro, segunda-feira, o Povo das Águas estará na Colônia Cedro, no Porto Santa Ana e Limãozinho, das 09 às 13 horas, para atender os moradores da região. O retorno a Corumbá será no dia 27, terça-feira.

 

O programa

 

O programa é desenvolvido pelo Município com apoio da Marinha do Brasil, como parte de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha, firmado entre a Prefeitura e o 6º Distrito Naval.

 

A ação está permitindo levar atendimento médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal, com apoio logístico do Navio de Assistência Hospitalar “NAsH Tenente Maximiano”, para suporte aos atendimentos, bem como transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos, necessários à execução das ações de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável promovido pelo programa, além do emprego de profissionais de Saúde do Hospital Naval de Ladário, com a finalidade de alcançar moradores das regiões ribeirinhas.

 

O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Governo, Meio Ambiente e da Defesa Civil.

Skip to content