Climatizada pelo Bons Ventos, Escola Delcidio do Amaral será utilizada pela UFMS

De hoje até o dia 17 de dezembro a Escola Municipal Delcidio do Amaral vai acolher 160 acadêmicos do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS). A unidade da Rede Municipal de Ensino (REME) fica localizada a poucos metros da universidade, na própria avenida Rio Branco, e está totalmente climatizada graças ao projeto Bons Ventos, executado pela Prefeitura desde 2013.

 

“Buscamos essa parceria com outras escolas da Rede Estadual que ficam na mesma região, mas elas não atendiam a necessidade justamente por não possuírem ar-condicionado”, explicou o diretor do CPAN, Edgar Aparecido da Costa. Ele explica que a universidade foi notificada pelo Ministério Público Federal (MPF) para solucionar a ausência dos aparelhos nas aulas do período noturno.

 

“Tivemos um azar enorme no ano passado. Conseguimos recursos para aquisição dos aparelhos de ar condicionado e compramos 80 unidades. Na hora da entrega, a empresa alegou que não tinha condições de entregar os aparelhos por aquele valor. Tínhamos contrato, tínhamos uma licitação e cobramos a empresa, mas ela acabou decretando falência”, detalhou o diretor do campus.

 

“O recurso voltou para União e ficamos sem esse valor. Neste ano nós novamente conseguimos adquirir os aparelhos, agora foram 73, por conta do aumento de preços. A empresa tem 60 dias para entregar. Até lá a gente não consegue remanejar as aulas, principalmente no período noturno. Por isso pedimos socorro à Prefeitura”, complementou.

 

Ainda de acordo com o diretor do CPAN, sem a ajuda do Poder Público Municipal a universidade teria que tomar medidas drásticas que comprometeriam o calendário de vários cursos. “Se não fosse essa parceria, não teria solução. A gente tentou todas as soluções internas, mas elas se esgotaram. Se não fosse essa parceria, a gente teria que tomar medidas drásticas, como suspender as aulas, por exemplo, já que a ação do Ministério Público, que é pertinente diga-se de passagem, que a condição de aula a noite sem ar condicionado é impossível”, reforçou Edgar.

 

Para não prejudicar os alunos, a Prefeitura atendeu a solicitação e cedeu 8 salsas da escola municipal. “Durante toda a gestão do prefeito Paulo Duarte, a UFMS foi 100% nossa parceira em todos os momentos que precisamos. É nós também fomos parceiros deles quando necessário. Tivemos pela primeira vez uma ponte aberta entre as duas instituições e por isso não poderíamos deixar de atende-los nesse momento”, afirmou a vice-prefeita Marcia Rolon.

 

“O Edgar foi um grande parceria da Educação nessa gestão, tanto na parte pedagógica, quanto nas ações rotineiras da Secretaria. Além disso, precisamos pensar nos acadêmicos que seriam bastante prejudicados se as aulas fossem suspensas por falta de sala de aula. O Delcidio, assim como todas as escolas da zona urbana, está totalmente climatizada e em plenas condições de receber os acadêmicos”, complementou a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro. 

Skip to content