Ruiter busca a parceria do Governo do Estado para a área de habitação

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reuniu-se com a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, em Campo Grande, para buscar a parceria do Governo do Estado e apresentar projetos na área habitacional em Corumbá. “Estamos buscando parcerias com o Estado e a União para atendermos as principais demandas da cidade”, afirmou Ruiter.

 

“O encontro foi positivo, inclusive com a sinalização de Corumbá ter prioridade no Programa Lote Urbanizado”, reforçou o prefeito. A iniciativa do Governo do Estado tem por finalidade atender famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiados em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal.

 

O Projeto Lote Urbanizado será realizado em etapas e por meio de parcerias entre a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), prefeituras e os próprios cidadãos, em que cada uma das partes terá suas responsabilidades. A AGEHAB será responsável por subsidiar a construção da fundação de uma residência até o contrapiso, fossa séptica e o sumidouro, que será a primeira fase da construção e terá um prazo de seis meses para a implantação.

 

Já a prefeitura será responsável pela doação do terreno regularizado no cartório, com o devido licenciamento ambiental, dotado de infraestrutura básica com água, energia, arruamento e iluminação pública. O município parceiro também deverá prestar assistência técnica ao selecionado, que consistirá em acompanhar a execução da 2ª etapa da obra, por intermédio de, no mínimo, um profissional responsável técnico pela execução da obra e de um mestre de obra, para orientar a autoconstrução.

 

“Embora a situação da habitação em Corumbá tenha melhorado muito na última década, a demanda da população mais carente por moradia ainda é grande e este assunto é prioritário para a gestão pública municipal. Com a ajuda de parceiros como os governos federal e estadual, vamos tratar dessa demanda com muita sensibilidade e zelo pela vontade popular”, salientou Ruiter logo após o encontro.

Skip to content