Ruiter participa da abertura das comemorações pelos 80 anos do IPHAN

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou nesta sexta-feira, 20 de janeiro, da abertura das comemorações pelos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em Corumbá, a solenidade aconteceu na sede do IPHAN, localizada na rua Manoel Cavassa, no Porto Geral.

 

Ruiter destacou o importante papel da instituição para a cidade e colocou a Prefeitura à disposição do órgão federal. Chefe de Divisão Técnica e superintendente do IPHAN em Corumbá, Silvia Cedron ressaltou a parceria com o Executivo municipal, principalmente com a Fundação de Meio Ambiente.

 

Durante o evento foram apresentados dois curtas metragem, um mostrando a trajetória do IPHAN no MS, com destaque para Corumbá, e outro sobre a viola de cocho. A secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Mário Cambará, e a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Maria Marjú Azambuja Venturini, também participaram da solenidade.

 

Este foi apenas o primeiro de uma série de eventos que serão realizados pelo IPHAN para celebrar a data. Serão diversas atividades culturais de temas específicos. O primeiro teve como tema a Viola de Cocho, bem registrado pela instituição e que está em processo de revalidação.

 

IPHAN

 

Uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, o IPHAN completou 80 anos de atividade no dia 13 de janeiro.

 

A história da instituição se confunde com a formação cultural do Brasil. Defensor da cultura brasileira em seus tesouros edificados, na criatividade aplicada na arte, nos ofícios que se perpetuam, nos costumes e tradições, na história ancestral, o Iphan comemora oito décadas de atuação e projeta os próximos 80 anos.

Skip to content