Idosos atendidos pelo Centro de Convivência dos idosos (CCI) de Corumbá comemoraram o início da programação oficial do Carnaval corumbaense, com um baile que relembra os antigos carnavais nos clubes da cidade. Vestidos a caráter e com uma animação contagiante, 400 idosos dançaram ao som das tradicionais marchinhas, interpretadas pela banda Manoel Florêncio.
O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira esteve presente na folia e afirmou que o resgate da história, com recordações trazidas pela vivência de cada participante da festa faz parte do simbolismo do espírito de alegria existente durante as comemorações carnavalescas. “A maior festa do Mato Grosso do sul também é uma confraternização entre a melhor idade. Para o Município, é fundamental valorizar quem construiu no passado aquilo que usufruímos hoje. Eles merecem esse momento de lazer e compartilhar com as novas gerações do orgulho de fazer parte do Carnaval de Corumbá”, analisa o gestor municipal.
De acordo com o coordenador do Centro de Convivência dos Idosos, OtoMilton de Jesus Corrêa, o baile foi pensado com o intuito de elevar a autoestima do idoso e contemplar tudo que é essencial para a qualidade de vida de cada um, “são pessoas que contribuíram muito com a sociedade e que agora merecem desfrutar da alegria de um carnaval corumbaense tradicional”, concluiu.
“A paz e a energia positiva que a melhor idade transmite dão o tom para o Carnaval que esperamos nos próximos dias: com muita tranquilidade, segurança e diversão”, enfatizou Ruiter Cunha. “Nós preparamos nas semanas anteriores a nossa roupa, e estamos felizes em mostrá-las aqui hoje. Esse carnaval aqui serve para a nossa diversão, já que a maioria de nós não desce para a festa que acontece na avenida”, disse a integrante do centro, Elvira Penha.
Além do almoço dançante, os idosos também elegeram o rei e a rainha que representarão a instituição no Carnaval 2017: seo Moacir e Conceição Toledo. Para a rainha 2017 do CCI, o Carnaval traz lembranças da mocidade, “estou muito emocionada, porque ser rainha é um sonho que sempre tive desde pequena. Toda corumbaense sonha em participar do carnaval como rainha e eu pude realizar esse desejo. Estar aqui hoje me faz reviver todas as folias que vivi”, comemorou Conceição, de 86 anos.
Durante a festa, o Secretário de Assistência Social, Haroldo Cavassa, informou que são sendo viabilizados estudos técnicos para melhorar o serviço prestado aos idosos e proporcionar mais conforto aos participantes do CCI. “Estamos levantando todas as necessidades físicas do imóvel para que possamos transformar o espaço em um lugar ainda mais acolhedor. Aguardamos a aprovação do FMIS para reconstruir o CCI”, comunicou.
O Centro de Convivência dos Idosos está localizado na rua Pará, sem número, no bairro Jardim dos Estados. O espaço oferece aulas de ginástica laboral; zumba; dança de salão; artesanatos, e palestras educativas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Para participar, basta ter mais de 60 anos e comparecer ao local munido dos documentos pessoais.