Prefeitura reforça combate ao mosquito Aedes aegypti com ação do fumacê

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando as ações para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças como dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela urbana. A aplicação do fumacê começou nesta semana.

 

Essa ação irá complementar outras já iniciadas no primeiro dia útil da Gestão com a “Ação Corumbá Mais Limpa”, uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura. Objetivo é impedir que as doenças provocadas pelo mosquito tornem-se possíveis epidemias na região.

 

Seguindo um cronograma para atender as metas propostas pela Secretaria de Saúde, o horário de aplicação do fumacê será pela manhã, de 4h às 8 horas, e no período da tarde, sempre das 16h às 20 horas.

 

Com base nos os indicadores do último Liraa, a aplicação do veneno contra o mosquito começou nessa quarta feira, dia 22, na área central de Corumbá, seguindo os bairros Dom Bosco, Aeroporto, Beira Rio, Universitário, Maria Leite, Popular Velha e Cristo Redentor.

 

Concomitante ao uso do fumacê, nas quintas-feiras serão realizadas ações estratégicas, com militares da Marinha do Brasil, juntamente com agentes do setor de educação em saúde e supervisores, atendendo, casos notificados, denúncias e áreas com aumento de notificação para doenças as ou agravos como febre amarela e malária.

 

Bem como todas as sextas-feiras são realizadas ações juntamente com os militares do Exército para retiradas de materiais que possam acumular água: foi concluído o bairro Aeroporto e parte do Jardim dos Estados. Nesta quinta-feira a ação com a Marinha e os agentes de saúde, ocorreu no Popular Velha e amanhã, com o Exército, será no bairro Aeroporto , sendo o ponto de apoio na rua Porto Carreiro 2075.

 

No período de 06 a 10 março o município estará realizando o segundo Liraa. Até a semana epidemiológica 7 (de 12a 18 de fevereiro),  foram notificado casos suspeitos, sendo 64 de dengue, nove de zika vírus e seis de chikungunya.

 

Skip to content