Com Ibama, prefeito discute combate às queimadas em Corumbá

O combate aos incêndios florestais no Pantanal de Corumbá foi tema de reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o superintendente do Ibama de Mato Grosso do Sul, Antônio de Castro Vieira, e coordenador do Prevfogo/MS, Márcio Yule, na manhã desta sexta-feira, 24 de março. Também participou do encontro a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid.

 

A discussão, neste momento, se justifica porque no ano passado, Corumbá foi a cidade brasileira com maior incidência de queimadas, registrando mais de 4 mil focos. Em 2017, o município segue com os maiores índices do país, com 367 focos. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Coordenador do Prevfogo/MS, Márcio Yule antecipou ao prefeito que para este ano o Ibama aumentou o número de  brigadistas para Corumbá e que o instituto inicia em 2017 a trabalhar com a prática do manejo do fogo na região pantaneira.

 

“Estamos aumentando o contingente da brigada temporária de Corumbá de 16 para 21 componentes. Em maio, devem começar as inscrições, com treinamentos e escolha dos componentes entre maio e junho e operação de julho até dezembro. Estamos trabalhando muito mais com o manejo do fogo, antes do período crítico fazer a queima controlada. A queima controlada evita o incêndio florestal. Estamos com manejo em determinadas áreas para evitar o incêndio florestal, que traz prejuízos ambientais, econômicos e a saúde. Ano passado acompanhamos, no Pantanal da Nhecolândia e do Amolar, técnicos do serviço florestal americano nessa técnica de manejo do fogo. O Ibama desenvolve no Tocantins e Mato Grosso e estamos trazendo essa técnica para cá”, afirmou o coordenador ao destacar que o Ibama contou com grande apoio da Prefeitura nas duas gestões anteriores do prefeito Ruiter Cunha – de 2005 a 2012.

 

O superintendente regional, Antônio de Castro Vieira, informou que o escritório do Ibama na cidade também vai receber novos servidores, ampliando a qualidade do serviço prestado à população. “Nossa unidade de Corumbá vai receber mais três servidores, ampliamos nossa brigada para efetivo com 21 pessoas e, estamos indo além. Vamos buscar as brigadas voluntárias num plano piloto, ainda este ano”, explicou Vieira ao chefe do Executivo Municipal.

 

De acordo com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, a reunião mostrou a atenção do Executivo com a situação das queimadas no Pantanal corumbaense e reforçou a parceria da Prefeitura com o Ibama. “Estreitamos esse relacionamento para que, de fato, possamos melhorar as condições de preservação e proteção desse ecossistema que é o nosso Pantanal. O Ibama vai aumentar o número de brigadistas de combate a incêndio, no ano passado e começo deste a quantidade de focos foi alta e trouxe problemas, afetou a saúde das pessoas. Preparando melhor, tendo condições de enfrentamento teremos situação maior de garantir segurança e proteção maior ao Pantanal”.

Skip to content