Dia Mundial da Água aborda uso racional do recurso natural

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Embrapa Pantanal, o 3º seminário em comemoração ao Dia Mundial da Água, abordou o tema “Águas Residuais”. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 22 de março.

 

A gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla de Figueiredo, destacou que a data, comemorada hoje, alerta para a necessidade do uso racional do recurso. “A água é um bem essencial e precisamos nos atentar ao uso que temos com ela. A água está ficando cada vez mais escassa”. A pesquisadora Catia Urbanetz, da Embrapa Pantanal, observou que o “dia é para reflexão sobre esse recurso essencial para a vida”.

 

A palestra de abertura, feita pelo professor Willian Marcos da Silva, do Campus do Pantanal/UFMS, discutiu diretamente a questão “Águas Residuais no Brasil: um problema”. Águas residuais são aquelas que vão parar no esgoto. Essa água, das casas, cidades, indústrias e agricultura, retorna à natureza, na maioria das vezes sem ser tratada ou reutilizada e polui o meio ambiente. É necessário que em vez de desperdiçá-la, seja reduzida e reutilizada, mas de forma segura.

 

Também houve palestras que discutiram “Reaproveitamento de Resíduos na Agricultura”, do pesquisador Ivan Bergier Tavares de Lima; “Tratamento de água para Hemodiálise, reaproveitamento do rejeito da osmose”, feita por Marcel Marcondes; –“Tratamento de resíduos das Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE)” e “Reutilização de águas em residências comércios e escolas”, da professora Marileize da Silva Brasil.

 

O 3º seminário em comemoração ao “Dia Mundial da Água” tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Sanesul, Instituto Homem Pantaneiro e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

Skip to content