Município convoca 70 aprovados em concurso para Saúde

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira convocou 70 aprovados da área de Saúde nos concursos públicos para a função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental) e para cargos efetivos da carreira Saúde Pública (níveis médio e superior) do quadro de pessoal do poder Executivo de Corumbá. As portarias “P” N° 382 e “P” N° 381 – ambas de 28 de março de 2017 – as convocações foram publicadas na edição desta sexta-feira, 31 de março, do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ).


São 37 aprovados no concurso para a função de Agente Comunitário de Saúde, referente ao Edital n° 01/01/2015, de 15 de abril de 2015. Outros 33 convocados referem-se ao Edital nº 01/01/2014, de 25 de julho de 2014, que foi prorrogado pelo Edital n° 01/21/2014, de 17 de outubro de 2016.

 

De acordo com o prefeito, a decisão de convocar os profissionais aprovados em concursos de 2014 e 2015, com a maior celeridade possível dentro da atual gestão, busca fortalecer o atendimento em saúde, área que tanto preocupa a população. “Com esses novos profissionais, vamos fortalecer muito a atenção básica, com um olhar preventivo sobre a saúde da nossa população”, salientou.

 

Com os 37 novos agentes comunitários de saúde, por exemplo, será possível atender preventivamente mais 5,5 mil famílias no município, considerando que cada agente assiste 150 famílias, em média. “Investindo na atenção básica e na prevenção, estamos contribuindo para desafogar outros setores da saúde”, acrescentou Ruiter, lembrando que a convocação contempla ainda 11 enfermeiros e dois médicos especialistas.

 

Preenchimento de lacunas

 

Os convocados vão atuar em unidades e programas que a administração do prefeito Ruiter constatou que, embora tenham sido abertos pela gestão anterior, estavam sem profissionais para fazer funcionar os serviços oferecidos à comunidade. A previsão é que todos os 70 convocados estejam aptos para trabalhar já no início de maio.

 

“O programa Consultório na Rua está sem profissionais, mas agora teremos a equipe formada com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem para o atendimento. Isso evitará que percamos o serviço e o custeio do serviço”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

 

De acordo com o gestor, há ainda duas academias de saúde paradas por falta de pessoal e que agora serão atendidas pelos profissionais convocados, como resultado de aprovação em concurso público realizado em 2014. “Também encontramos postos de saúde sem recepcionistas ou que o recepcionista tinha de exercer outra função”, completou Rogério.

 

Além de promover o correto funcionamento dos serviços de saúde com o profissional adequado para cada o setor; garantir que os serviços funcionem adequadamente para a população, o Executivo Municipal ainda vai ampliar o trabalho preventivo. Os novos agentes comunitários de saúde vão atuar diretamente na promoção e prevenção, mapeando e encaminhando aos serviços de saúde do município.

 

As funções convocadas

 

Do Edital n° 01/01/2015, de 15 de abril de 2015, foram convocados 37 Agentes Comunitários de Saúde que serão lotados nos seguintes Equipes de Saúde da Família (ESF): – ESF Aeroporto I; Beira Rio; Breno de Medeiros II; Ênio Cunha I; Ênio Cunha II; Fernando Moutinho I; Fernando Moutinho II; Gastão de Oliveira I; Gastão de Oliveira II; Humberto Pereira; Popular Velha; São Bartolomeu; Tamarineiro; Kadwéus I; Kadwéus II; Luís Fragelli; Mato Grande I; Nova Corumbá e Pedro Paulo II.

 

Do Edital nº 01/01/2014, de 25 de julho de 2014, que foi prorrogado pelo Edital n° 01/21/2014, de 17 de outubro de 2016, foram convocados aprovados nas funções de: Enfermeiro; Auditor de Serviços de Saúde – Enfermeiro; Fiscal de Vigilância Sanitária – Enfermeiro; Enfermeiro – Saúde Mental; Gestor de Serviços de Saúde – Arquitetura; Médico Especialista – Otorrinolaringologia; Médico Especialista – Saúde do Trabalhador; Psicólogo; Assistente Social; Biólogo; Cirurgião Dentista – Especialista Endodontista; Cirurgião Dentista – Odontopediatra; Enfermeiro – Urgência e Emergência; Fiscal de Vigilância Sanitária – Farmácia/Bioquímica; Fisioterapeuta; Gestor de Serviços de Saúde – Direito; Gestor de Serviços de Saúde – Engenharia Civil; Técnico de Serviços de Saúde I – Atendimento e Recepção e Técnico de Serviços de Saúde II – Técnico de Segurança no Trabalho.

 

 

Para conferir a lista de convocados, acesse o Diário Oficial de Corumbá.

Skip to content