Prefeitura tira 180 toneladas de lixo de terreno e elimina focos do Aedes

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, retirou 180 toneladas de lixo e eliminou possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti de um único terreno no bairro Padre Ernesto Sassida.

 

O trabalho começou na sexta-feira, dia 24, e envolveu duas pás carregadeiras, quatro caminhões e até um trator esteira. O terreno fica na rua Senador Paulino, próximo a APAE e ao Senai, e era usado como depósito de lixo por moradores da região.

 

A ação faz parte do programa Corumbá Mais Limpa, desenvolvido pela Prefeitura desde o primeiro dia útil de 2017. Todas as regiões da cidade já foram atendidas pelo programa, que tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e auxilia no combate ao mosquito causador da dengue, zica, chikungunya e febre amarela.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, 140 casos de suspeitos de dengue foram registrados em Corumbá em 2017, sendo que dois foram confirmados no bairro Aeroporto, dois no bairro Dom Bosco, um no Centro e um óbito. Já as notificações de zica ficaram em 19 casos suspeitos e a chikungunya 11.

 

Conscientização

 

Paralelamente ao trabalho de limpeza, equipes da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal promoveram uma ação de conscientização junto aos moradores da região. Os técnicos reforçaram os horários da coleta regular do lixo urbano, que nos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial e Padre Ernesto acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, a partir das 06h30.

 

Os perigos do Aedes aegypti, mosquito quer pode transmitir a dengue, zica, chikungunya e febre amarela, também foi bastante reforçado pelos funcionários da Fundação do Meio Ambiente. O mosquito se prolifera em recipientes que acumulam água parada. 

Skip to content