Professores da Rede Municipal participam de capacitação do Proceve

Professores, diretores, coordenadores e presidentes de Associações de Pais e Mestres de escolas da Rede Municipal de Corumbá foram capacitados sobre o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (Proceve). Promovida pelo Ministério Público, a capacitação também contou com profissionais de Ladário e aconteceu no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros. Marcou o lançamento oficial do programa nas duas cidades no dia 22 de março.

 

O Proceve, idealizado pelo procurador de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, tem como objetivo reduzir a violência no ambiente escolar e favorecer a permanência e o sucesso do aluno em sala de aula. O programa teve início na cidade de Glória de Dourados em 1993. Em Campo Grande, onde já está em execução, houve redução de 80% nos índices da evasão escolar no primeiro ano de sua implantação.

 

Para prevenir a evasão e a violência escolar, o Proceve promove uma ampla articulação entre articula diretores, professores e pais de alunos violentos com o intuito de resgatar a autoridade dos diretores e professores e do respeito dos alunos pelas instituições e pelo patrimônio público. Pelas bases do programa, é melhor prevenir do que reprimir os atos de indisciplina ou infracionais. Também recomenda à direção da escola e ao professor que adotem projetos, atividades extracurriculares, medidas educativas para alertar ao aluno sobre seus direitos e deveres de cada um na comunidade escolar.

 

O programa permitirá buscar soluções conciliatórias entre alunos, pais e instituições escolares, bem como garantir o direito à educação mediante o resgate da autoridade do professor, a atribuição de responsabilidades a todos os atores da comunidade escolar e a resolução de conflitos de forma consensual.

 

Também no ginásio poliesportivo, mas no período noturno, o Ministério Público promoveu, naquele mesmo dia, assembleia geral para apresentação do Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar às comunidades escolares de Corumbá e Ladário.

Skip to content