Abraço coletivo ressalta importância da Santa Casa de Corumbá

Corumbá celebrou o Dia Mundial da Saúde com um abraço coletivo em torno do hospital na manhã desta sexta-feira, 07 de abril. A data foi criada em 1948, pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. O evento também lembrou a importância da Santa Casa para a cidade.

 

“Este ano a data chama atenção para a depressão, uma doença que assola milhares de pessoas no mundo e que na nossa região não é diferente”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.  O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aumentou 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo. De acordo com a OMS, aproximadamente 5,8% da população brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos.

 

O secretário destacou a realização do abraço coletivo em frente à Santa Casa de Corumbá. “É importante que a população valorize e que a gente lute, juntamente com a sociedade civil, para conseguirmos revitalizar e recuperar o hospital dando condições melhores de atendimento para nossos munícipes e de trabalho aos profissionais de saúde, garantindo melhor resolutividade para nossa população”.

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou do abraço coletivo. “É um ato simbólico, mas dá a dimensão da importância que a saúde tem para todos nós. Como atores políticos, fazemos chamamento para sociedade para mostrar, falar que saúde e o hospital, em particular, precisa muito da participação da sociedade civil com um todo. O abraço tem essa conotação e também dizer que nós, do setor público, estamos compromissados e comprometidos, em promover a melhoria do sistema de saúde do município, em especial o nosso hospital”.

 

Ruiter antecipou que na próxima semana o Município vai lançar ações que vão contemplar o hospital. “No dia 11 [de abril], quando estaremos completando e comemorado os 100 dias de administração, vamos fazer um grande ato para Corumbá com investimentos significativos para a saúde pública, no hospital. Vamos falar de revitalização, ampliação de leitos e criação de outros espaços que vão permitir ao usuário da saúde uma atenção mais digna e qualificada”.

 

O chefe do Executivo Municipal lembrou que a Santa Casa de Corumbá está sob intervenção pública desde 2011 e o Município é o principal interventor. “Nosso compromisso é fazer com que o nosso hospital tenha uma condição melhor de atender os nossos pacientes”, concluiu. 

Skip to content