Cem dias: Município primou por promoção da cidadania

Nos primeiros cem dias de governo, a administração Ruiter Cunha de Oliveira primou pela promoção da cidadania. A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu qualificações profissionais que permitiram a geração de renda extra para seus participantes como a oficina de Ovos de Páscoa e os cursos de formação de cabeleireiros e depilação.

 

Os profissionais do município fizeram o cadastramento e orientação das pessoas que trabalham no aterro controlado. Foram ouvidas reinvindicações dos catadores de materiais recicláveis e promovidas orientações sobre o acesso aos serviços da Assistência Social com o objetivo de inseri-las nos programas socioassistenciais e articular, com outras Secretarias Municipais, a inserção escolar em tempo integral, acesso aos programas de capacitação profissional, acesso à saúde, segurança e desenvolvimento de sua atividade.

 

A Secretaria fez a adesão do município ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal. O programa acompanha famílias com gestantes e crianças de até 06 anos de idade com visitas domiciliares periódicas e orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

 

A SMAS também desenvolveu ações relacionadas a projetos de Inclusão digital; Cartão SUAS; Projeto Cisterna; Banho de Cidadania; Projeto 18 de maio Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Projeto 12 de junho, Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil; Projeto Mapa de Vulnerabilidade Social – diagnóstico socioterritorial. Trabalhou a Campanha de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e Trabalho Infantil no período do carnaval e participou da Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes Aegypti juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Ao longo destes primeiros cem dias, a Administração Municipal vem realizando a readequação do Programa Re-Habilitar. O objetivo é promover a reinserção no mercado de trabalho de pessoas egressas de tratamento para dependências de drogas licitas e ilícitas, mediante a concessão de uma Bolsa Auxílio. Também realiza o cadastramento de população em situação de rua visando a formação de políticas específicas para esse público e promover o acesso aos programas sociais.

 

Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura elaborou projetos para reparos e manutenção das instalações da Casa de Passagem – Albergue da Fraternidade José Lins e na Casa de Acolhimento Institucional Adiles de Figueiredo Ribeiro. Também deu início à reforma do CRAS I e retornou a obra de construção da unidade do CRAS IV.

 

A SMAS ainda faz encaminhamentos e distribuição de Benefícios Eventuais (kit bebê, cesta básica, lona, colchão); Serviço de Óbito – SVO (Urnas Funerárias) para atender às necessidades humanas básicas. A Secretaria – em parceria com Ministério Público, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Assistência Social – implantou o Projeto Paralelas com um grupo de reflexão, reeducação e responsabilização direcionado a homens atores de violência doméstica, ministrado por equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Skip to content