Educação ganha reforços com novas contratações

Nesta quarta-feira, 26 de abril, 21 agentes de apoio de educação infantil participaram da capacitação inicial da Rede Municipal de Educação, o grupo compõe o quadro de 68 contratações realizadas a partir de janeiro de 2017.

 

Os agentes colaboram com os professores em sala de aula e estão em defasagem no quadro da Reme e, amanhã essa realidade muda: “Para ter uma ideia, muitos professores estavam atuando sozinhos em sala de aula, enquanto o ideal, dependendo do nível, é ter um ou dois agentes como suporte e amanhã, com o reforço da equipe, sanamos esse déficit”, explica a assessora técnica em educação infantil, Arlei Guedes de Sousa Arruda.

 

Além das contratações, o município vai ampliar o atendimento nas escolas CAIC, Ana Gonçalves e Maria Benvinda e, até o final do semestre, 154 novas vagas serão disponibilizadas à população e haverá novamente, mais contratações para atender a demanda.

 

O objetivo é solucionar o déficit no atendimento em tempo integral às crianças de zero a três anos, matriculando todas as crianças que estejam fora do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) nesta faixa etária. Assim, o Município passa a atender a definição do MEC para o Plano Nacional da Educação (PNE), que venceu em 25 de junho de 2016. “O Município de Corumbá é obrigado a atender, não só porque prevê a lei, mas pelo compromisso que tem com o cidadão”, explica a secretária de Educação de Corumbá, Maria Eulina Rocha.

 

Para que isso aconteça, as salas de aula serão ampliadas: “estamos propondo parcerias com o Estado e com associações para usar espaços que ficam ociosos em alguns turnos. Além de agilizar o atendimento à população, aproveita melhor a infraestrutura disponível”, analisa Maria Eulina.

 

Atualmente, Corumbá atende 1015 crianças no período integral e pretende expandir para toda a rede até 2020. “Queremos que toda criança de Corumbá tenha acesso a um ensino de ponta e integral”, conclui a Secretária.

Skip to content