Ação vai fiscalizar limpeza, manutenção e conservação de terrenos e calçadas

Na próxima terça-feira, 9 de maio, a Prefeitura de Corumbá inicia uma grande operação de limpeza urbana em toda a cidade. O trabalho será realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

 

O principal objetivo da ação é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zica vírus, chikungunya e febre amarela, e de outros vetores danosos à saúde da população. No primeiro momento, os proprietários dos terrenos e casas que estiverem em desacordo com o Código de Posturas do Município serão notificados e terão um prazo para regularização.

 

“Se o problema não for resolvido, esse munícipe será multado conforme estabelece a legislação vigente”, alertou o secretário de Infraestrutura, Ricardo Campos Ametlla. Fiscais da Postura também vão verificar a manutenção e o estado de conservação das calçadas e, no caso dos terrenos, a existência de muros e portões.

 

Os profissionais da Vigilância Sanitária e da Fundação do Meio Ambiente, por sua vez, irão avaliar a limpeza desses locais e a existência de possíveis criadouros do mosquito. “Onde for preciso, vamos exigir a limpeza completa e final. Não adianta limpar o terreno e jogar essa sujeira na rua. É preciso dar destinação final a esses resíduos”, afirmou Ana Cláudia Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente.

 

O cronograma estabelecido para a ação começa pelo Centro e depois percorre os bairros Dom Bosco, Generoso, Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima e Popular Nova. Em junho o serviço será expandido para outras localidades. “Vale reforçar que o objetivo não é punir o munícipe, pelo contrário. Queremos que a cidade esteja limpa e livre de doenças”, reforçou Ametlla.

 

Coleta de lixo

 

O secretário lembrou ainda que a Prefeitura de Corumbá mantém em toda a cidade o serviço de coleta regular do lixo. Outro serviço disponibilizado é a coleta de galhos e outros resíduos de origem vegetal. O programa é desenvolvido semanalmente na parte baixa, entre os trilhos da Rede Ferroviária até o Rio Paraguai, como também na parte alta, acima da rede até a região do Guató.

 

Entre a Rede Ferroviária e o Rio Paraguai, pelo cronograma, a região atendida sempre na primeira semana de cada mês, é a parte alta do centro, da Rua América até os trilhos. Na segunda semana a coleta acontece nos bairros Universitário e Maria Leite.

 

Na terceira semana a coleta acontece na parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, atendendo também os bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria. A quarta semana atende os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. É bom lembrar que a coleta é exclusiva para galhos, restos de podas e outros produtos de origem vegetal.

 

Já a coleta de galhos na parte alta é executada diretamente pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Também é executada semanalmente e o trabalho é desenvolvido por regiões. Na região 1, integrada pelos bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, a coleta acontece sempre na primeira semana de cada mês.

 

Na segunda semana de cada mês a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, a Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana a coleta setorizada beneficia moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha. Já na quarta semana de cada mês, os serviços acontecem nos bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho.

Skip to content