Corumbá apresenta modelo de gestão em Seminário de Desenvolvimento

Durante o Seminário de Desenvolvimento Local, realizado em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural participou do programa de capacitação para agentes de desenvolvimento local e atendentes de sala do empreendedor. O evento apresentou como temáticas as políticas públicas para o pequeno negócio e a transparência na gestão pública.

 

O agente de desenvolvimento local de Corumbá apresentou aos municípios da região leste do Estado, o modelo de gestão e projetos desenvolvidos pela secretaria e pela sala do empreendedor no município. O convite partiu do SEBRAE-MS para compartilhar as boas práticas que a Prefeitura e a Secretaria estão desenvolvendo em prol da melhora do ambiente de negócios no município e de apoio à micro e pequena empresa.

 

A Sala do Empreendedor de Corumbá foi instituída por meio do Decreto n.º 1.182/13, e tem por objetivo prestar atendimento diferenciado e informativo ao Microempreendedor Individual (MEI) e às Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), simplificar e promover a agilidade do processo de registro e funcionamento de empresas no município.

 

“Aqui cabe destacar a parceria do Sebrae-MS, regional Pantanal, que contribui na construção destes projetos e também na constante ajuda na rotina dos atendimentos, tornando-se assim um parceiro essencial nessa estratégia de apoio a micro e pequena empresa. Procuramos desenvolver ações e projetos de alto impacto de modo que tenhamos um ambiente melhor de se fazer negócios na região” comenta o secretário de indústria, comércio e produção rural, Renato S. Lima.

 

O seminário é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em parceria com o Sebrae-MS e outras entidades do setor produtivo. O evento contou com o apoio da Assomasul, Ministério Público Estadual, TCE/MS, e Governo Federal (por meio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União)

 

A ação foi voltada a prefeitos, gestores públicos, instituições e profissionais com interesse no setor. Os temas trabalhados foram: “Dinamização da economia a partir dos pequenos negócios”, “Transparência e a implementação da Lei Geral TCE/MS”, e “Compras públicas: uma nova oportunidade para alavancar o desenvolvimento do seu município – Case de Sucesso”.

Skip to content