Ação apresenta programa que incentiva acesso ao mundo do trabalho

O Município levou o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) ao encontro dos moradores do bairro Padre Ernesto Sassida. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ação foi atendeu moradores dos bairros Popular Velha, Centro América, Cristo Redentor, Previsul, Industrial, Universitário, Maria Leite, Vitória Régia, Vila Mamona e Conjunto Guatós (território de abrangência do CRAS I).

 

“Apresentamos o programa que é uma motivação para ir ao mercado de trabalho. Nosso papel é mobilizar a população e oferecer cursos, como por exemplo, elaboração de currículos e maneira de se portar durante uma entrevista de trabalho. São cursos que preparam você para procurar emprego. Um segundo passo é, através de convênios, buscar banco de oportunidades”, explicou a assessora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adelma Galeano.

 

A iniciativa, realizada no sábado, 03 de junho, teve como objetivo apresentar importância da qualificação profissional e da inclusão no mercado de trabalho, além de orientar sobre a participação em palestras e cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

O evento contou com apresentações culturais, palestra sobre “A importância da qualificação profissional e da inclusão no mercado de trabalho”, oficinas de corte de cabelo, revitalização facial, customização de camisetas, oficina de EVA, vacinação e pesagem, oficina de artesanato, cadastro e recadastramento do Cadastro Único.


O Acessuas Trabalho

 

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

 

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

 

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades.

 

O Programa Acessuas Trabalho teve a vigência prorrogada até 2018 pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Resolução nº 27 de 14 de outubro de 2014.

Skip to content