Banho de São João: Press Trip do Ministério do Turismo já está em Corumbá

Já estão em Corumbá os jornalistas da Press Trip do Ministério do Turismo. O grupo está na cidade para conhecer a festa do Arraial do Banho de São João, que acontece de 22 a 25 de junho, no Porto Geral. A vinda dos profissionais – de cinco veículos de comunicação – faz parte de uma estratégia do MTur  que busca desenvolver ações de promoção, comercialização e de comunicação do potencial turístico da festa realizada na cidade que tem como peculiaridade o banho do santo nas águas do rio Paraguai.

 

Corumbá é um dos cinco destinos selecionados para receber ações de promoção e divulgação do Ministério do Turismo. Por meio de edital de chamada pública, a pasta trabalha na transformação dos festejos juninos em um produto turístico com a cara do Brasil. Além do município sul-mato-grossense foram contempladas no edital Bragança (PA), Campina Grande (PB), São Luís (MA) e Belo Horizonte (MG).  A divulgação do Ministério do Turismo não tem custo algum para o município.

 

Vão acompanhar o Banho de São João profissionais da Rádio JB FM; da Revista Gastronomia etc; do Portal Embarque na Viagem; do Skyscanner e do Correio Braziliense. A programação a ser cumprida pelos profissionais, além do acompanhamento da festa de São João, prevê caminhada pelo Centro Histórico de Corumbá, visitas à Estrada Parque e a pontos turísticos de Corumbá e visitas a festeiros para conhecimento da ritual que envolve os festejos.

 

Festa de São João em Corumbá

 

Conhecida como “Banho de São João”, a festa remonta às origens de Corumbá e tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul pela sua singularidade. Na noite de São João a população e turistas ocupam as ruas do Porto Geral. A descida da ladeira se transforma num ritual secular que inclui passar por baixo dos andores, caminhar descalço e banhar as dezenas de imagens conduzidas pelas famílias até as margens do rio Paraguai.

 

Uma queima de fogos ilumina os céus de Corumbá anunciado a chegada do dia do santo que, segundo a Bíblia, teria batizado Jesus. A parte religiosa, entre outros rituais, tem novenário em família e mastro da bandeira. Os mais de 100 “festeiros” de Corumbá capricham na decoração dos andores e altares domésticos. Seguindo a tradição, as mulheres cuidam dos quitutes juninos e os homens preparam a fogueira. A grande procissão de São João é precedida de pequenas procissões em torno das casas e em volta da fogueira.

Skip to content