Com mutirão, Município leva exame preventivo para CRAS no Guanã

Cinquenta mulheres foram atendidas, ao longo da tarde da segunda-feira, 26 de junho, durante mutirão do exame preventivo promovido pela Prefeitura de Corumbá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), localizado no bairro Guanã. A ação foi coordenada pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde.

 

“O exame preventivo é o único exame que realmente previne o câncer. A gente coleta células do colo do útero e essas células coletadas são as que determinam se há alteração, lesão, se poder ter câncer ou não. A importância é justamente a prevenção”, explicou a enfermeira coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Letícia Benites Braga Leite.

 

O exame coletado vai para um laboratório em Campo Grande, que faz a análise e retorna os resultados em trinta dias. “Os resultados alterados encaminhamos para o Programa de Combate ao Câncer de Colo de Útero (PCCCU) no Centro de Saúde da Mulher, onde são feitos outros exames e cirurgia, quando necessário”, disse a enfermeira. “Todas as Estratégias de Saúde da Família realizam o exame preventivo do colo de útero. Toda mulher na faixa de 25 a 64 anos de vida, e que já mantenha relação sexual, deve fazer o exame uma vez por ano”, complementou.

 

A coordenadora do Centro de Saúde da Mulher informou que na coleta do exame preventivo também é realizado o exame clínico das mamas. “Se a enfermeira, ao fazer o exame clínico encontra alguma alteração, ela encaminha a paciente para um exame mais acurado da mama”, informou complementando que as coletam já são realizadas no Pronto Atendimento noturno das unidades de Saúde Breno de Medeiros e do Pedro Paulo II. “São dez fichas e não precisa agendar. Tendo a vaga, é feita a coleta. É preciso levar cartão do SUS, RG e o CPF em qualquer local que for coletar”, completou a enfermeira.

 

Moradora no bairro Guató, Dantiela Sales de Azevedo foi uma das cinquenta atendidas na ação. A proximidade do CRAS com a casa dela facilitou a realização do exame. Ela ainda destacou o caráter da prevenção às doenças que a iniciativa proporcionou. “Trazer para perto de casa ficou bem melhor, muitas vezes não temos tempo e aqui, sendo perto facilitou. Para mim é bem melhor assim, porque a gente pode descobrir cedo se tem alguma doença”, disse.

 

Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim de Lima, ressaltou que a iniciativa buscou aproximar a população de ações efetivas. “Quando falamos em políticas públicas pensamos que elas precisam chegar o mais perto possível da comunidade. Numa parceria com a Secretaria de Saúde e a de Assistência Social trabalhamos essa ação para atender as mulheres que vêm ao CRAS todo mês para fazer cadastro e recadastro do Bolsa Família. Foi uma forma de otimizar tempo. Elas também receberam orientações, em palestras sobre empoderamento feminino, violência contra as mulheres e doenças que estão acometendo o público feminino”. O objetivo é que a ação chegue a “todos os CRAS da área urbana”, finalizou.

Skip to content