Concurso de Andores valoriza originalidade do Arraial do Banho de São João

Na noite de 22 de junho, o Concurso de Andores aconteceu simultaneamente ao Concurso de Quadrilhas Juninas. Vários festeiros participaram da disputa que teve como maior finalidade eternizar uma das principais tradições do Arraial do Banho de São João, colocando em evidência o que Corumbá tem de criativo, rico e original em matéria de festejos juninos. O andor campeão valorizou, em seu projeto, a tradição da descida dos andores que acontece sempre no dia 23 de junho em Corumbá.

 

“Missão cumprida por estar com todo o trabalho feito com a ajuda da comunidade do Generoso. Minha família inteira se reuniu para a decoração e vamos também descer com ele”, afirmou Elaine Ortiz, festeira que pela primeira vez conquistou o primeiro lugar no concurso. De acordo com ela, sua família participa da tradição da descida dos andores de São João há quase 80 anos. Elaine disse que, no Generoso, a tradição junina faz a comunidade acender fogueira e dançar quadrilha, onde é servido também sarravulho.

 

O andor campeão foi confeccionado em gratidão pela saúde da mãe de Elaine. Para ela, o diferencial que trouxe a vitória foi a criatividade, com inspiração na própria descida dos andores na Ladeira Cunha e Cruz. “A gente fez a decoração pensando nos andores descendo a Ladeira, fizemos o batismo, os bonequinhos como se estivessem já subindo a Ladeira, fizemos as barraquinhas, o pau de sebo, o mastro,  toda a representação do São João no Porto Geral”, explicou a festeira. O andor, totalmente manual, foi confeccionado durante quase um mês.

 

A festeira participa da competição há cinco anos e já pensa no concurso do ano que vem. “Queremos novamente cumprir com a nossa missão e estarmos aqui de novo com São João nos dando força e saúde”, disse.

 

No entanto, a vitória não foi tão fácil. Houve empate entre o primeiro e segundo colocado, o andor de Alfredo Ferraz. Ambos conseguiram obter 130,5 pontos. De acordo com o regulamento, em caso de empate, iria vigorar as melhores notas na seguinte ordem dos quesitos: criatividade, originalidade e adereços. Como na criatividade o andor de Elaine Ortiz alcançou 45 pontos e o de Alfredo Ferraz 43, o dela foi o campeão do ano. O terceiro lugar ficou com o andor da festeira Nilza Helemberger, com 126,5 pontos.

 

Participaram também do concurso os andores dos festeiros Roberto Carlos da Silva, Maria Luíza Andrade, Maria José Pereira Vilalva, Mayara Luíza Silva Gonçalves, Fernanda Vanucci, Laura Luíza do Amaral e Marilda Fonseca Herrera.

 

“O Concurso de Andores mantém a tradição incentivando os festeiros. É um evento saudável, ganham a população, os festeiros e a tradição junina de Corumbá”, afirmou Luiz Mário Cambará, diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. O primeiro colocado ganhou o prêmio no valor de mil reais. O segundo ficou com oitocentos reais e o terceiro com quinhentos reais.

 

Nesta sexta-feira, 23 de junho, todos os andores participantes do concurso, além de mais de cem andores, devem descer a Ladeira Cunha e Cruz para o famoso Banho de São João.

Skip to content