Escolas da REME iniciam participação no Prêmio MPT na Escola

Em Corumbá, 28 escolas vão participar do Prêmio MPT na Escola. Promovida pelo Ministério Público do Trabalho, a iniciativa receberá inscrições em seis categorias: conto, curta-metragem, esquete teatral, música; pintura e poesia. Os trabalhos devem abordar o tema trabalho infantil, podendo destacar um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção.

 

 

Segundo a coordenadora local, professora Elisa Jatobá, as Escolas além de demonstrarem total interesse em participar com apoio da comunidade escolar (Diretor, Coordenadores e Professores) se empenharão em trabalhar com seus alunos, todas as categorias disponíveis, ressaltando que o assunto sobre o trabalho infantil é importante também como conscientização e conhecimento no cotidiano dos estudantes.

 

 

O Prêmio tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

 

Os trabalhos passarão por três etapas, sendo elas a Municipal, onde cada Secretaria Municipal de Educação fará a seleção desses trabalhos; a Estadual, onde selecionados pela comissão municipal, e inscritos na etapa estadual, serão avaliados por Comissão Julgadora Regional, instituída na PRT do respectivo estado ou região, e a Nacional, em que os trabalhos selecionados e inscritos na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola serão avaliados por Comissão Julgadora Nacional, composta por 30 jurados, dentre Membros do Ministério Público do Trabalho, representantes de organismos internacionais, órgãos e entidades nacionais, parceiros nas ações de  prevenção e erradicação do trabalho infantil, e convidado, dentre autoridades, escritores, artistas e desportistas que apoiam as ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil.

 

 

O Prêmio

 

 

O Prêmio MPT – (Ministério Público do Trabalho) na Escola, consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional. Enquadra-se na categoria de concurso cultural, o qual pressupõe ser de caráter exclusivamente cultural e recreativo, sem qualquer categoria de sorteio ou pagamento por parte do participante, bem como sem qualquer vinculação à aquisição ou uso de bem, direito ou serviço, de acordo com os artigos 3º, inciso II, da Lei nº. 5.768/71, e 30 do Decreto nº. 70.951/72.

Skip to content