Para receber bem o turista e atrair o público para a maior festa junina do Centro-Oeste, a Prefeitura Municipal de Corumbá realizou investimento de R$ 813.967,30. A Prefeitura investiu alto para que o Arraial do Banho de São João, ao longo do tempo, pudesse trazer retorno bem maior. Os hotéis tiveram taxa de ocupação de 80% no perímetro urbano.
Os recursos municipais foram destinados a empresas fornecedoras de alimentos, Recursos Humanos, infraestrutura montável, sonorização e iluminação, produção e organização de eventos (bandas locais), prestadoras de serviços de instalações elétricas e segurança privada. Foram pagos também água, bolsas de gelo, caixas térmicas, hospedagens, cadeiras e jogos de mesas e cadeiras, serviço de recarga de extintores, premiação do concurso de andores e troféus da premiação de quadrilhas. Os recursos foram destinados ainda ao pagamento dos shows regionais e um nacional (Edson & Hudson), dos direitos autorais e do show pirotécnico.
“O aporte que fizemos juntamente com o Governo do Estado foi no sentido de consolidar esse evento também como patrimônio imaterial do País. A partir desse reconhecimento, nós teremos condições de trazer muito mais investimentos para a festa, apoio e recursos de outras fontes, diminuindo a participação direta do caixa do Município, aumentando a festa com recursos de outros parceiros, principalmente do Governo Federal, além da iniciativa privada. Nós entendemos que essa aposta merecia ser feita e já tivemos ecos positivos desse investimento”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.
Durante coletiva de imprensa em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, ele ressaltou também que Corumbá foi um dos cinco municípios do Brasil que tiveram a visita do Ministério do Turismo durante as comemorações juninas. “A partir do momento que a gente aposta, a gente já tem o retorno bastante significativo das instituições que têm o poder de nos ajudar muito a partir do ano que vem”, disse o prefeito. “O Município gastou mais de R$ 800 mil em investimentos, mas será que se não tivéssemos investido, por exemplo, teríamos alguém do Ministério do Turismo nos visitando? Teríamos turistas contemplando? Você investe no primeiro momento, mas a perspectiva e expectativa de incremento a médio, curto e longo prazo é muito significativo”, completou Ruiter.
Números preliminares da Pesquisa do Arraial do Banho de São João 2017, realizada pelo Observatório de Turismo do Pantanal, mostra que 62,6% dos turistas gastaram até R$ 100 durante os quatro dias de evento. No entanto, 33,1% gastaram entre R$ 101 e R$ 500. Já 67,9% dos residentes que passaram pela festa gastaram até R$ 100 e 24,8% injetaram no comércio do perímetro do Arraial entre R$ 101 e R$ 500. A maior parte dos turistas veio de Campo Grande, Bonito e Bolívia.
Desde o início da atual gestão municipal, além do tradicional Arraial do Banho de São João e do famoso Carnaval Cultural, a Prefeitura de Corumbá trabalha na organização de outros eventos na cidade, como o retorno do Festival Pantanal das Águas. “O turismo ecológico é um campo do turismo que merece nossa atenção, nosso investimento, e já mostrou que dá retorno à região, economicamente falando. Estamos apostando nisso também e em um evento maior, que é o Festival América do Sul, já confirmado pelo Governo do Estado. O Município entra com uma pequena parcela e o Governo do Estado afirmou que já teve a garantia de R$ 2,4 milhões para serem investidos”, disse Ruiter.
Para o prefeito, realizando esses eventos, o Município investe na diversificação do setor econômico e ajuda Corumbá a se desenvolver, principalmente neste período de pouco crescimento financeiro no Brasil.