São João: empenho da Prefeitura permite geração de renda e emprego na cidade

Após lançar a programação do Arraial do Banho de São João 2017, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou o empenho do Executivo Municipal em garantir investimentos para a festa num momento em que o país enfrenta um período de crise econômica.

 

“Apoiamos o evento acreditando que é investimento na cidade e não custo. Temos essa visão que investir significa ganho, se não imediato, mas num futuro bem próximo. O investimento nosso no São João é pelo fato de Corumbá ter sido escolhida e reconhecida, pelo Ministério do Turismo, como um dos cinco municípios indutores do turismo no que se refere ao São João e pela expectativa do reconhecimento como patrimônio imaterial. Imagina termos essa possibilidade e não fazer nada. Tem que haver investimento para que a festa tenha sua grandeza e plenitude garantidas. A população é a grande protagonista, tudo isso só ocorre porque nosso povo faz a festa, exterioriza sua fé e devoção, mantendo acesas a cultura e tradição”, ressaltou o chefe do Executivo Corumbaense.

 

Ruiter enfatizou que para o Banho de São João deste ano, a Prefeitura de Corumbá conta com apoio do Governo do Estado e sinalização de parceria por parte do Governo Federal. “Estamos com apoio em recursos financeiro do Governo do Estado, que arca com o show nacional do Falamansa, toda a despesa é bancada pelo Governo do Estado, além dos investimentos em segurança. O Governo Federal sinaliza que vai ser parceiro nos incluindo como um dos destinos para potencializar turisticamente o São João”, que de acordo com Ruiter se diferencia  dos festejos pelo Brasil “Há diferenciação do nosso São João, que traz essa característica do banho do santo, do encontro dos festeiros. Isso atrai. Por isso tem de existir olhar diferenciado por parte da nossa gestão, da cidade como um todo. Isso está despertando a atração do IPHAN, que é o responsável pelo registro como bem imaterial nacional”, completou.

 

O prefeito ainda enfatizou que os quatro dias de festa no Porto Geral movimentam fortemente a economia da cidade. “O evento mexe com números significativos da geração de emprego e renda. Temos bandas locais que vão se apresentar, trabalho na estrutura e montagem, na praça da alimentação. Tem muita gente que vai vender produtos no entorno da festa. Há ampliação de ganhos e quem ganha vai investir no comércio local fazendo girar a economia da cidade. Esse é a importância do evento, dar possibilidade de gerar renda e emprego para a população”, finalizou.

 

O Arraial do Banho de São João 2017 terá como atrações musicais nacionais shows da dupla Edson e Hudson e do grupo Falamansa. Também estão programadas apresentações de artistas locais e regionais. Contará com concursos de quadrilhas juninas e de andores, apresentações de quadrilhas, pau de sebo, altares de todos os santos, levantamento do mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, além da tradicional descida dos andores que ocorre na noite de 23 para 24 de junho. Em todas as noites funcionará uma praça de alimentação no circuito do evento, montado na rua Manoel Cavassa, no Porto Geral.

 

Também participaram da coletiva de apresentação da programação do Banho de São João, o vice-prefeito Marcelo Iunes e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará.

Skip to content