Secretários e diretores-presidentes participam do Plano Municipal de Saúde

Desde o dia 3 de maio, a Prefeitura de Corumbá está promovendo oficinas para elaboração do Plano Municipal de Saúde. Elas acontecem com participação de trabalhadores da saúde, usuários do SUS, conselhos e demais secretarias. Esses encontros têm como finalidade possibilitar a discussão, a fim de garantir um plano democrático que possa aprimorar as ações municipais na saúde. Nesta sexta-feira, 9 de junho, haverá a última oficina, dessa vez com participação de todos os secretários municipais e diretores-presidentes de fundações.

 

O Plano Municipal de Saúde está sendo produzido pela Gerência de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Saúde e deve nortear as ações da Saúde do município pelos próximos quatro anos. O planejamento é função estratégica de gestão assegurada pela Constituição Federal. Ele é definido pelo Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) como instrumento baseado em análise situacional para definir intenções e resultados a serem buscados pelo Município no período de um quadriênio.

 

O documento será finalizado com a conclusão das oficinas. Estão sendo introduzidas todas as propostas de ações de cada área de atuação, da saúde básica passando pela média e alta complexidade, incluindo a atenção hospitalar. Propostas que foram apresentadas por todos os setores serão expostas na conferência final que ocorrerá na última semana de junho. Com base nessa última reunião, com participação do Conselho Municipal de Saúde, que faz o encaminhamento para a comissão de aprovação, o Plano Municipal de Saúde entra em vigência para o período de 2018 a 2021.

Skip to content