1ª Festa da Agricultura Familiar será realizada no Assentamento Taquaral

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, realiza a 1ª Festa da Agricultura Familiar (FESTAF). O evento será promovido no dia 28 de julho, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Rural Monte Azul, no Assentamento Taquaral. O objetivo é discutir assuntos relacionados à agricultura familiar e ampliar o acesso às ações de apoio aos produtores do município. Secretarias, fundações e instituições parceiras vão participar levando ações sociais, orientações e palestras.

 

“O prefeito Ruiter sempre esteve preocupado e comprometido em estar junto com os pequenos produtores, em especial com aqueles que fazem do manejo da terra, uma forma de produção em que o núcleo de decisões, gerência, trabalho e capital são controlados pela família. Tanto é verdade que criou a Secretaria Especial de Agricultura Familiar, entendendo que a parceria entre Prefeitura e produtores rurais seria fator determinante para que a força do campo seja de fato propulsora de economia e geradora de oportunidades”, afirmou Mohamad Abder Rahman Abdallah, secretário da pasta.

 

Ele ressaltou que o Município tem a preocupação tanto em proporcionar melhores condições como também em valorizar os produtores rurais e afirmou ainda que instituir e comemorar o dia da Agricultura Familiar é reconhecer e valorizar os agricultores.

 

Na cerimônia de abertura da 1ª FESTAF, prevista para acontecer às 9 horas, haverá culto ecumênico e apresentações culturais. Logo em seguida, o Arraial da Agricultura Familiar acontece como também a Feira de Ciências e Feira Escolar de Empreendedorismo. Produtos produzidos na região serão vendidos na ocasião. Oficinas de xampu natural contra piolho, inseticida natural, sobrevivência e repelente natural são oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Monte Azul.

 

Durante a 1ª FESTAF, o Senar e o Sindicato Rural de Corumbá vão definir os cursos que serão oferecidos nos assentamentos para os próximos seis meses. Através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, serão repassadas informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e haverá atendimento e informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual).

 

O Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai participar da festa promovendo palestra sobre Agricultura Familiar e Agroecologia no Contexto Atual, com o professor Dr. Edgar Aparecido da Costa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer também estará na festa com palestra com oncologistas e exame preventivo. O DETRAN/MS vai manter a população daquela localidade informada sobre os procedimentos gerais do órgão e como tirar CNH.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS do Distrito de Albuquerque, realizará cadastramento e recadastramento de cidadãos no CadÚnico, emitirá carteira do passe livre municipal e intermunicipal e segunda via de certidão de nascimento. Escovação de dentes está promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos vai oferecer corte de cabelo, oficina de artesanato, cadastro no ID Jovem, pintura de unhas e cinema. Aferição de pressão será feita pelo SENAC e o PROCON municipal realizará atendimentos e encaminhamentos de reclamações.

 

Palestras sobre Sanidade Animal e Qualidade do Leite e sobre Alimentação do Gado na Seca serão ministradas por Raquel Soares Juliano e Frederico Olivieri Lisita, ambos da Embrapa Pantanal. A AGRAER fará palestra sobre produção de húmus e minhocário. A Polícia Militar Ambiental estará presente com exposição de materiais. A Sanesul fará atendimento geral. A 1ª FESTAF será encerrada às 15 horas.

Skip to content