Vai ser exibido hoje, 10 de julho, em Corumbá, o longa-metragem “Pantanais do Pantanal”. A produção foi feita no percurso de mais de 10 mil quilômetros realizado em 11 subdivisões pantaneiras de 12 municípios que integram o Pantanal: Porto Murtinho, Aquidauana, Rio Verde, Sonora, Coxim, Miranda, Bodoquena e Corumbá (em Mato Grosso do Sul) e Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger (em Mato Grosso).
O projeto foi feito pelo casal Marcelo de Paula (direção, fotografia e roteiro) e Carla Mendes (edição e produção). A filha do casal, Morgana, de oito anos, também participou das filmagens. Os três percorreram milhares de quilômetros a bordo de voadeiras, chalanas, balsa de carro e barco hotel.
Na cidade, para a exibição do longa, Marcelo contou que até a chegada às telas, o trabalho consumiu “um ano de pesquisa para o roteiro”, antes do início das filmagens. Ao todo o projeto foi desenvolvido em três anos.
“Corumbá é uma cidade altamente histórica não só para a região, mas importante para o Brasil todo. Aprofundamos na questão da guerra do Paraguai, do que o porto representou para o Brasil e para o desenvolvimento da região. Mostramos também a culinária, Estrada Parque e importância econômica do Pantanal, mostramos ainda o gado, o cavalo pantaneiro, o peão. Dividimos em vários subtemas”, explicou o cineasta.
Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Maria Marjú Azambuja Venturini, que acompanhou o lançamento do filme no dia 30 de junho, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, destacou que o longa expõe o turismo e a cultura corumbaense, sendo mais um importante instrumento de divulgação do destino Corumbá Incrível Pantanal, pois será exibido em várias cidades do Brasil e do mundo.
“O filme destaca a cidade de Corumbá, mostra o nosso Pantanal e o Município apoia esse projeto. Nossa preocupação é fazer o turismo legal em Corumbá, divulgar nossa cidade fora e também trazer o turismo para a população de Corumbá. Nosso povo corumbaense também precisa saber o que pé o turismo aqui de Corumbá”, disse a diretora-presidente da Fundação de Turismo.
O filme “Pantanais do Pantanal”, que tem 2 horas e 11 minutos de duração, será exibido a partir das 18h30 no Sesc Corumbá. A entrada é franca.