NTEC e gerenciadores de salas de tecnologia discutem ideias para a Educação

Para discutirem diversas ações voltadas para a educação do Município, a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC) se reúne ao longo do ano letivo com professores gerenciadores das salas de tecnologia. O último encontro aconteceu na semana passada, onde foi debatida oferta de cursos online e gratuitos usando tecnologias educacionais para a formação dos professores da Reme. Foram repassadas orientações sobre apresentações de projetos e sobre o Prêmio Professor Pesquisador.

 

Regina Holanda Nanni, supervisora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC), explicou que cada escola da Rede Municipal de Ensino tem uma sala de tecnologia. Essas salas são utilizadas pelos professores, nas mais diversas áreas de ensino, para terem acesso a recursos tecnológicos, a fim de aprimorarem suas aulas. “Tem um professor responsável por essa sala de tecnologia e o professor regente leva os alunos até essa sala para utilizarem os computadores, o Datashow ou qualquer outra tecnologia disponível na escola”, explicou Regina.

 

A equipe do Núcleo de Tecnologia é responsável por acompanhar as atividades das salas de tecnologia e por oferecer capacitações continuadas aos professores regentes e para a comunidade. No dia 4 de julho, os gerenciadores das salas de tecnologia se reuniram para atualizarem conhecimentos. “Eles trocam experiências, veem o que cada um está fazendo na sala de tecnologia, se reúnem para algum repasse de nova capacitação, para saber sobre nova atividade que o Núcleo vai desenvolver”, disse Regina.

 

Ela informou que na reunião foram repassadas ainda informações sobre o Encontro das Salas de Tecnologias da Rede Municipal de Ensino (ESTREME), que deverá acontecer no final do ano, onde todas as escolas vão ter a oportunidade de escolher um projeto que foi desenvolvido na sala de tecnologia e apresentar para as demais escolas. “Os alunos não estão mais nessa de quadro negro e giz, eles estão super envolvidos com tecnologia e então temos que estar sempre oferecendo atividades que trabalham com tecnologia como uma forma de incentivá-los a aprender”, afirmou a supervisora do NTEC.

 

No Prêmio Professor Pesquisador, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, há uma categoria que é para apresentação de projetos trabalhados com tecnologia e o NTEC incentiva os professores responsáveis por essas salas para participarem do prêmio. Os cursos oferecidos pelo NTEC também são oferecidos para as creches, a fim de que os professores dessas instituições estejam também envolvidos com tecnologia.

 

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá (NTEC) está situado na Rua Delamare, 1557, no Espaço Educacional.

Skip to content