Orientação a agricultores é uma das ações da 1ª Festa da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, realiza a 1ª Festa da Agricultura Familiar (FESTAF). O evento será promovido no dia 28 de julho, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Rural Monte Azul, no Assentamento Taquaral. O objetivo é discutir assuntos relacionados à agricultura familiar e ampliar o acesso às ações de apoio aos produtores do município. Secretarias, fundações e instituições parceiras vão participar levando ações sociais, orientações e palestras.

 

Um dos parceiros da festa é a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que vai levar informações aos produtores que realizam agricultura familiar. O gestor sócio-organizacional da agência da Agraer em Corumbá, Juraci Alves, realizará palestra sobre o Plano Safra. “É um plano de crédito rural do Governo Federal publicado todos os anos nesse período entre junho e julho, dando diretrizes para que o produtor rural possa financiar no agente financeiro. Em todos os assentamentos, há alguns produtores que ainda não acessaram o crédito rural, então, essa é uma oportunidade para a gente passar todos os procedimentos para que eles possam acessar essa política pública”, explicou Juraci.

 

O Plano Safra tem vigência anual, mas, este ano, foi publicado com vigência até 2020, podendo ter alterações na questão da política monetária, juros, carências e limites. Para o técnico da Agraer, essa é uma boa oportunidade para o produtor saber como vai funcionar o crédito rural a partir de agora.

 

José Lecio Nery de Andrade, técnico agropecuário e zootecnista, vai explicar ao público como produzir um minhocário. “É uma forma de o agricultor familiar produzir seu próprio adubo, que no caso é o húmus, um composto de esterco de minhocas. Ele é rico em nutrientes e utilizado em hortas, é o melhor composto que se tem. Estamos incentivando bastante na produção da agricultura familiar aqui em Corumbá”, afirmou o funcionário da Agraer.

 

Já há cerca de quatro pequenas produções de húmus em assentamentos que tiveram incentivo da Agraer. Na Escola Municipal Rural Monte Azul há também um minhocário para incentivar os filhos de produtores a fazerem em casa. A Agraer trabalha com assistência técnica e qualquer produtor até quatro módulos fiscais de terra, o equivalente a 440 hectares, e com produção de renda anual de até R$ 360 mil pode solicitar orientações ao órgão. Esses produtores procuram ajuda técnica muitas vezes para realizar projetos que se enquadram na linha do agricultor familiar.

 

Os técnicos da Agraer trabalham também no campo prestando assistência técnica e fazendo vistoria nos projetos elaborados. A Agraer trabalha em parceria com vários órgãos. Com o Município, oferece orientações e assistência aos que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O órgão estadual trabalha também com emissão de documentos.

 

Confira programação da 1ª FESTAF


Durante a 1ª Festa da Agricultura Familiar, além da participação da Agraer, o Senar e o Sindicato Rural de Corumbá vão definir os cursos que serão oferecidos nos assentamentos para os próximos seis meses. Através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, serão repassadas informações sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e haverá atendimento e informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual).

 

O Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vai participar da festa promovendo palestra sobre Agricultura Familiar e Agroecologia no Contexto Atual, com o professor Dr. Edgar Aparecido da Costa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer também estará na festa com palestra com oncologistas e exame preventivo. O DETRAN/MS vai manter a população daquela localidade informada sobre os procedimentos gerais do órgão e como tirar CNH.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS do Distrito de Albuquerque, realizará cadastramento e recadastramento de cidadãos no CadÚnico, emitirá carteira do passe livre municipal e intermunicipal e segunda via de certidão de nascimento. Escovação de dentes está promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos vai oferecer corte de cabelo, oficina de artesanato, cadastro no ID Jovem, pintura de unhas e cinema. Aferição de pressão será feita pelo SENAC e o PROCON municipal realizará atendimentos e encaminhamentos de reclamações.

 

Palestras sobre Sanidade Animal e Qualidade do Leite e sobre Alimentação do Gado na Seca serão ministradas por Raquel Soares Juliano e Frederico Olivieri Lisita, ambos da Embrapa Pantanal. A Polícia Militar Ambiental estará presente com exposição de materiais. A Sanesul fará atendimento geral. A 1ª FESTAF será encerrada às 15 horas.

Skip to content