Povo das Águas no alto pantanal realizou mais de mil atendimentos de saúde

A segunda ação do Programa Social Povo das Águas levou atendimento médico e de enfermagem a 686 ribeirinhos da região do alto pantanal. No período de 10 a 15 de julho, equipe multidisciplinar de servidores da Prefeitura de Corumbá levou atendimento aos moradores das regiões de Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro e Chané, Amolar, Barra de São Lourenço, Rio São Lourenço, Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura.

 

Nessa edição do programa, foram realizados 359 procedimentos odontológicos e atendidas 94 pessoas pelos dentistas. Esses profissionais entregaram 350 escovas de dente aos moradores e realizaram 44 aplicações de flúor em crianças e adolescentes. Foram aplicadas vacinas em 262 pessoas, feitas 391 doses e 260 aplicações contra gripe. Pesagem do Bolsa Família foi feita em 149 pessoas. A equipe do Povo das Águas distribuiu 1.700 frascos de hipoclorito e a vacinação antirrábica foi realizada em 80 cães e 09 gatos. Curativos realizados em quatro pessoas, atendidas também quatro pessoas de maneira emergencial e aplicadas em 14 pessoas medicamentos de maneira injetável.

 

Foram realizadas dez palestras com orientações sobre saúde, higienização e escovação odontológica, três palestras sobre uso indevido de álcool e drogas, com participação de 343 pessoas. Pelo CRAS itinerante e pela Defesa Civil foram atendidas 191 famílias e nove famílias realizaram atualização no Programa de Atenção Integral à Família. Levantados 79 diagnósticos de vulnerabilidade e incluídas três famílias no CadÚnico do Governo Federal. Encaminhadas e orientadas 48 famílias e realizado acompanhamento de condicionalidades do Programa Bolsa Famílias com quatro famílias.

 

Atividades lúdicas foram realizadas para público de 168 crianças e adolescentes. Entregues 210 cestas básicas, 210 kits de limpeza, 210 lonas,  40 caixas com roupas e calçados e 250 cobertores. Foram feitas sete orientações sobre plantio através de palestras.

 

A terceira edição do Programa Social Povo das Águas está programada para ser realizada de 06 a 08 de agosto, na região sul do pantanal. Serão atendidos moradores do Porto Formigueiro até a região de Forte Coimbra. Em junho, o programa atendeu à região do pantanal médio, do Corixão ao Porto Sairú, na Colônia do Bracinho.

Skip to content