Prefeitura promove Conferência para construção do Plano Municipal de Saúde

Com a finalidade de concluir as oficinas realizadas para a confecção do Plano Municipal de Saúde, a Prefeitura de Corumbá realiza, nos dias 02 e 03 de agosto, Conferência Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O objetivo também é oferecer maior divulgação à população sobre a elaboração do Plano que tem participação de todos os setores da sociedade, desde usuários do SUS até profissionais que trabalham diretamente com a Saúde.

 

“Essa conferência vem de forma mais ampliada para fazermos esse levantamento e finalizar a série de oficinas divulgando, para o maior número de pessoas, como poderemos criar diretrizes para a construção do nosso Plano de Saúde”, afirmou Cleber Colleone, coordenador do Núcleo de Planejamento da Gerência em Gestão e Operação na Saúde do Município.

 

Colleone explicou que o Plano Municipal de Saúde direciona o Município sobre as ações a serem realizadas nos próximos quatro anos, sempre os três últimos anos de uma gestão e o primeiro da próxima administração. O Plano informa aos gestores como será o investimento e onde serão aplicados os recursos da Saúde. Através do documento, há diagnóstico de como está o Município e no que devem ser injetados recursos financeiros. Por meio dele, também é possível prever a média do quanto será necessário investir no período. O novo Plano Municipal de Saúde deve vigorar do início do ano de 2018 ao final de 2021.

 

A abertura da Conferência Municipal será às 14 horas de quarta-feira, 02 de agosto. Na ocasião, será feito painel com coordenadores das Gerências Municipais de Saúde e o Conselho de Saúde, momento em que será apresentado o diagnóstico da Saúde do Município. No final, haverá abertura para perguntas. No dia seguinte, pela manhã, grupos de trabalho realizarão oficinas e cada área vai discutir suas propostas. À tarde, será fechado relatório final para compor o Plano Municipal de Saúde. Propostas sugeridas durante as oficinas também serão contempladas. O documento final será apresentado o mais breve possível, de acordo com Cleber Colleone.

 

No dia 03 de maio, o Município realizou a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal de Saúde. As oficinas tiveram participação de trabalhadores da saúde, usuários do SUS, conselhos e demais secretarias. As reuniões tiveram como finalidade possibilitar a discussão e garantir um plano democrático que possa aprimorar as ações municipais. A Conferência encerra esse ciclo de diálogo e levantamento de propostas.

Skip to content