Os usuários da rede de saúde pública de Corumbá já podem fazer exames Eletroencefalograma no próprio Município. Convênio da Prefeitura com o Governo do Estado permitiu o oferecimento do serviço na cidade. O paciente tem acesso ao laudo em período inferior a uma semana.
“O aparelho veio para o município e está instalado no Centro de Especialidades Médicas, na rua Sete de Setembro [entre ruas Cabral e Colombo]. A marcação das consultas dos exames é feita pela nossa Central de Regulação. Os exames são realizados no próprio Centro de Especialidades e o laudo é via internet”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Santos Leite. “É mais uma ação do Estado em parceria com o Município”, complementou.
Rogério Leite informou que com o aparelho em Corumbá o paciente ganha rapidez no acesso ao laudo. “O paciente faz o seu exame, que é encaminhado a Campo Grande para o neurologista dar o laudo, que vai sair rapidamente para o paciente. Em menos de quatro dias o paciente vai estar com o seu laudo”, disse.
Antes de a Rede Municipal de Saúde Pública oferecer o exame no município, o paciente “necessitava pagar uma clínica particular, na cidade, ou tinha de ir até Campo Grande, onde entrava na fila de atendimento, o que criava uma longa fila de espera para a realização de exame. Porque não eram todos os municípios contemplados com esse aparelho”, esclareceu o secretário informando que o eletroencefalograma atende a macrorregião de Corumbá e Ladário. O serviço já está em funcionamento.
Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do cérebro são amplificados e registrados em um pedaço de papel. Os neurônios funcionam e se comunicam a base se impulsos elétricos naturalmente gerados. O eletroencefalograma registra esses impulsos elétricos e mostra se o ritmo e intensidade destes estão dentro do normal.