Saúde em Dia atende quem precisa de olhar mais cuidadoso do Município, diz Ruiter

Zerar a fila de espera de pacientes consultas e exames de especialidades médicas. Essa é a meta do da ação ‘Saúde em Dia’ que a Prefeitura de Corumbá inicia no sábado, 08 de julho, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”, a partir das 08 horas. Com o projeto, lançado na manhã desta quinta-feira, dia 06, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e pelo secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, estima-se que mensalmente sejam realizados 800 atendimentos a mais da quantidade feita normalmente pelo Município, no total de 1.600 no período de dois meses de ação. O Município está empregando recursos próprios na ação. O vice-prefeito, Marcelo Iunes, também participou da solenidade.

 

Serão feitas ultrassonografias de abdômen total, rins e vias urinárias, próstata, mamas, bolsa escrotal, ultrassom pélvico e transvaginal. Esses exames serão feitos no Centro de Saúde da Mulher. O Eco Doppler MMII unilateral será realizado na Santa Casa de Corumbá, enquanto consultas cardiológicas, oftalmológicas serão realizadas no Centro de Atendimento de Especialidade em Saúde. Normalmente, por mês, são feitos 1.595 exames, ou seja, com o projeto ‘Saúde em Dia’, haverá acréscimo da realização de mais de 50%.

 

“Essa ação que iniciamos no sábado, dia 08, decorreu justamente de onde deveria. Ainda que planejada pelos técnicos da Saúde, a motivação veio da população, do povo e das necessidades das pessoas que ainda clamam e precisam, cada vez mais, do aprimoramento, aperfeiçoamento, da dedicação de todo nós, enquanto servidores públicos, do prefeito ao menos graduado servidor, para que a gente possa fazer uma saúde de melhor e maior qualidade”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha ao lançar o projeto.

 

O chefe do Executivo Municipal destacou que o projeto ‘Saúde em Dia’ se traduz no atendimento às necessidades de uma significativa parcela da população que necessita do olhar mais cuidadoso da saúde pública. “A ação ‘Saúde em Dia’ sintetiza tudo isso. É o resumo das aspirações do povo mais sofrido da nossa cidade, que talvez não tenha condições de pagar exames, que não pode mais ficar cinco, seis meses na fila de espera para ter exame e depois ficar mais cinco, seis meses na fila para ter a consulta médica. É esse povo que está sendo olhado neste momento e esse povo que precisamos fazer com que cada vez mais, nossas ações sejam priorizadas”, frisou.

 

Ruiter afirmou que o ‘Saúde em Dia’ consolida um compromisso de sua administração, assumido antes de tomar posse no cargo. “Formalizamos o compromisso que, em primeiro lugar, priorizaríamos ações que, de fato, atenderiam aquelas pessoas que mais necessitavam do Poder Público. Recebemos vários pedidos na questão da Saúde Pública, que estava com inúmeros atrasos na área de exames, consulta médica especializada e nos diversos atendimentos que a Secretaria de Saúde deveria proporcionar e não estava proporcionando”.

 

O compromisso, segundo o prefeito Ruiter Cunha, em reduzir a demanda reprimida existente no atendimento à realização de consultas e exames de especialidades médicas na cidade é de toda a Administração Municipal. “Precisamos avançar e fazer com que essas filas diminuam e que as pessoas tenham mais esperanças. Somos nós que tempos de fazer isso, mesmo com toda dificuldade que temos. Somos nós, que a população enxerga como luz para resolver os problemas deles. Quero deixar esse compromisso, e de todos os meus companheiros servidores públicos da gestão, de comprometimento com a causa pública, de nos dedicarmos e intensificarmos nossas ações. O fruto delas vai atender aqueles que mais necessitam”, finalizou o chefe do Executivo.

 

Três etapas

 

As atividades da ação ‘Saúde em Dia’ serão executadas em três etapas, sendo a primeira correspondente à remarcação e agendamento antecipando as demandas dos pacientes já agendados com tempo de espera médio de até cinco meses. A segunda etapa será a execução das demandas em horários diferenciados aos agendamentos de rotina dos serviços especializados. A terceira fase contará com atendimentos dos médicos para avaliação do resultado dos exames e encaminhamento para novo fluxo de atendimento, de acordo com a necessidade do paciente.

 

A remarcação dos exames vai ocorrer em três sábados seguidos, iniciando no dia 08 de julho, quando serão contemplados bairros Universitário, Previsul – Camalote, Centro América, Cravo Vermelho I e II, Cristo Redentor, Popular Velha, Maria Leite e conjunto Padre Ernesto Sassida. No dia 15 de julho, a remarcação de exames será feita na Academia de Saúde Arthur Marinho e vai contemplar os bairros Dom Bosco, Cervejaria, Arthur Marinho, Generoso, Centro, Aeroporto, Nossa Senhora de Fátima e Borrowski – Centro. No dia 22 de julho, a ação será na praça CEU e vai contemplar com remarcação de exames moradores do Loteamento Pantanal –  Guanã, Guatós – Guaicurus, João de Deus – Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova – Nossa Senhora de Fátima, Nova Corumbá – Guanabara – Primavera.

Skip to content