Alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga apresentaram, na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, os trabalhos desenvolvidos para o projeto “Prêmio MPT na Escola”, que tem como objetivo a erradicação do trabalho infantil.
“Foi um projeto em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Na Rede Municipal de Ensino 24 escolas participaram do projeto e hoje, tivemos o encerramento das ações. Os alunos foram convidados a refletir sobre erradicação do trabalho infantil, que sabemos que ainda existe”, explicou Elisa Jatobá, coordenadora municipal do Prêmio MPT na Escola.
As ações de encerramento também foram realizadas em outras escolas da Rede Municipal, destacou a coordenadora. A iniciativa buscou conscientizar os estudantes em torno da necessidade constante de se combater o trabalho infantil. “Com a conscientização da criança, ela vai ajudar seus pais e vamos ter mudanças significativas no futuro. É importante conscientizar esse aluno hoje, para que ele saiba que tem direito a estar na escola, tem direito a brincar”, disse Elisa.
“Aqui é uma etapa municipal do prêmio nacional. Cada escola produz o seu trabalho e encaminha para a Secretaria que faz a seleção do município para a etapa regional”, completou a coordenadora local.
A professora Patrícia Helena de Jesus Fontoura avaliou como extremamente positiva a participação dos alunos da escola Tilma Fernandes Veiga no Prêmio MPT. “Trouxe para nossos alunos, a valorização do conhecimento. Foi um trabalho de equipe, todos os alunos se envolveram, pesquisaram, procuraram saber quais eram seus direitos e deveres. Já trouxe reflexos positivos, descobrimos o quanto nossos alunos querem crescer”, afirmou.
Promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Prêmio MPT na Escola recebeu inscrições em seis categorias: conto, curta-metragem, esquete teatral, música; pintura e poesia. Consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional.