Conferência Macrorregional discute melhorias para Vigilância em Saúde

A 1ª Conferência Macrorregional de Corumbá de Vigilância em Saúde acontece esta semana, nos dias 17 e 18 de agosto. A Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção de saúde ao povo brasileiro serão discutidos pelos conferencistas em quatro subeixos. A finalidade é formular propostas para a conferência estadual que posteriormente serão encaminhadas à 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). O evento em Corumbá será realizado no Centro de Convenções Miguel Gomez, com abertura às 13 horas para credenciamento de participantes. A conferência é organizada pelos municípios de Corumbá e Ladário, através de suas Gerências de Vigilância em Saúde, junto com os Conselhos Municipais de Saúde.

 

Para melhor aproveitamento dos debates na Macrorregional, os promotores do evento organizaram seis conferências livres durantes os meses de julho e agosto. Foram ouvidas propostas de moradores da zona rural, de trabalhadores em saúde, movimentos sociais, empresas privadas, conselhos, universidades, escolas, Poder Legislativo, associações e população em geral. Esse mesmo público poderá participar da 1ª Conferência Macrorregional de Corumbá de Vigilância em Saúde.

 

As conferências livres e macros foram deliberadas pelo Conselho Nacional de Saúde em virtude de diversas agendas da Saúde e dos resultados da 15ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em 2015. Naquele ano, foi apontada necessidade da realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. O objetivo geral é propor diretrizes para formulação da política nacional da Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. A etapa nacional terá como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, e deve acontecer em novembro.

 

As conferências livres foram realizadas no âmbito municipal, no entanto, a Macrorregional é de responsabilidade do Estado. “Esperamos que dessa conferência saiam propostas que auxiliem a Vigilância em Saúde na prevenção e criação ou implantação de políticas públicas para melhoria da nossa macrorregião”, afirmou Nely Ramona da Costa Santos, secretária do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá e integrante da comissão organizadora do evento.

 

De acordo com a programação, a conferência deve começar com credenciamento de participantes das 13h às 14 horas de quinta-feira, 17 de agosto. A abertura oficial será das 14h às 14h30 com mesa de autoridades e posteriormente apresentação cultural.

 

Das 15h às 16 horas haverá leitura do regulamento do evento e das 16h às 17h serão apresentadas duas palestras. A primeira deve explanar o primeiro subeixo do tema principal: “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS”, com Keyla Brito Silva, gerente em Vigilância de Saúde de Ladário. A segunda será sobre “Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”, com a palestrante Luzia Japira Alves Pereira, auditora federal do SUS e conselheira estadual de saúde.

 

No dia 18, as atividades começam às 07 horas, com credenciamento de conferencistas. Das 08h às 08h30 será oferecido coffee break. Das 08h30 às 09h30, o terceiro subeixo do tema central será discutido: “Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde”, com Ilídio Roda Neves, doutor em psicologia social. Viviane Ametlla, gerente da Vigilância em Saúde de Corumbá, também acompanhará a palestra.

 

O quarto subeixo vai debater a “Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”, por meio do conselheiro estadual de saúde Sebastião de Campos Arinos Júnior, educador popular. Em seguida, das 09h30 às 11h30, serão iniciadas as atividades em grupos. O descanso para almoço será das 11h30 às 13 horas. O trabalho retorna às 13h30. Das 15h30 às 16h30 será feita plenária com leitura de propostas. Às 17 horas será encerrada a conferência.

Skip to content