Povo das Águas distribuiu mais de 2 mil quilos de alimentos no baixo pantanal

Durante a terceira edição do Programa Social Povo das Águas foram distribuídos 2,5 mil quilos de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Prefeitura Municipal de Corumbá. Moradores do baixo pantanal, que corresponde à região do Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho, foram beneficiados com assistência médica, odontológica e de enfermagem, serviços socioassistenciais e palestras de orientação. A ação aconteceu de 7 a 10 de agosto e contou com 23 profissionais na equipe multidisciplinar.

 

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) ofereceu várias palestras de orientação no contexto da campanha “Agosto Lilás”, de combate à violência contra a mulher. Cerca de 123 pessoas foram orientadas quanto à Lei Maria da Penha. Em Forte Coimbra, houve duas palestras de orientação sobre plantio e 556 pessoas participaram de palestras sobre trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A chefe do CCZ, a médica-veterinária Walkíria Arruda, ofereceu dez palestras a respeito da raiva e de prevenção a zoonoses, como também realizou 144 levantamentos zoossanitários e três consultas a cães.

 

Equipe da Educação promoveu teatro de fantoches, músicas, sacolinha de leitura, pintura facial, oficina de unhas decoradas, brincadeiras cantadas e dramatizadas, desenhos e pinturas em saco de papel a 113 crianças. Foram entregues 240 cestas básicas, 240 kits de limpeza e 240 lonas, além de 202 cobertores e 60 pares de chinelos masculinos. Uma cabelereira voluntária fez 103 cortes de cabelo em homens, mulheres e crianças durante os quatro dias de ação.

 

O CRAS itinerante e a Defesa Civil atenderam a 197 famílias que tiveram seus dados atualizados junto ao Programa de Atenção Integral à Família (Paif). Realizados 21 diagnósticos de vulnerabilidade, sendo 16 em Forte Coimbra e cinco em Porto Formigueiro. Duas famílias foram incluídas no CadÚnico do Governo Federal e realizados 37 encaminhamentos. Três famílias fizeram acompanhamento de condicionalidade do Programa Bolsa Família e 65 pessoas realizaram pesagem do mesmo programa.

 

No setor da saúde, foi feito um atendimento emergencial e aplicado medicamento injetável em morador do Porto da Manga e realizados dois curativos em Porto Esperança. Nos quatro dias, 131 pessoas foram vacinadas, sendo aplicadas 179 doses. O CCZ aplicou vacina antirrábica em 73 cães e 17 gatos. Os dois dentistas do Município que participaram da ação fizeram 334 procedimentos em 96 pacientes, sendo distribuídas 450 escovas de dente. Receberam atendimento de enfermagem 212 pessoas e o médico atendeu 169 moradores.

 

Além do baixo pantanal, o Programa Social Povo das Águas já atendeu este ano às regiões do médio e alto pantanal. Em setembro, moradores da área do Taquari (pantanal médio) recebem a segunda visita deste ano da equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá. O programa é promovido pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos com adesão de servidores dos demais setores do Município. O Povo das Águas foi instituído oficialmente pela Lei Municipal 2.263, de 24 de agosto de 2012.

Skip to content