Centro de Convivência ganha sala para atendimento de saúde dos idosos

O Centro de Convivência dos Idosos (CCI) ganhou uma Sala de Saúde para atendimento aos 326 idosos cadastrados no espaço. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro. “Nesta sala, trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma enfermeira para atuar nesse projeto dentro do Centro de Convivência”, disse o secretário Municipal de Assistência Social, Haroldo Cavassa. A atividade integrou o calendário de eventos dos 239 anos de fundação de Corumbá.

 

A iniciativa vai permitir o acompanhamento direto da saúde dos idosos atendidos pelo CCI. “Vamos iniciar as ações com a saúde bucal para melhorar a qualidade de vida deles. Teremos palestras e também o agendamento para o acompanhamento semanal. Vamos trazer aqui odontólogo para atendimento. Para outubro, vamos dar início aos cuidados com a vacinação e gradativamente incrementando o serviço com acompanhamento do nível de glicose, pressão arterial e demais ações. Estamos trazendo também a ginástica como atividade paralela”, explicou o titular da Assistência Social, pasta que gerencia o Centro Convivência. A enfermeira Alessandra Chinelli Panes de Oliveira é a responsável pela Sala de Saúde.

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira explicou que a iniciativa permite um cuidado especial com os idosos. “Ter uma sala destinada à saúde, significa que podemos tratá-los de forma mais próxima, fazer os encaminhamentos necessários para a nossa rede básica de Saúde, além de agregar maior qualidade de vida”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

 

Ainda nesta quarta-feira, o Centro de Convivência dos Idosos realizou concurso que escolheu o idoso e a idosa mais belos de Corumbá, entre os frequentadores do local. Foi eleita a idosa mais bonita Elizabete Barbosa e o idoso mais bonito foi Euzébio Soares. Também acompanhou o evento a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, o vereador Chicão Vianna e o coordenador do CCI, Otomilton de Jesus Corrêa.

 

O Centro de Convivência

 

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30 onde são desenvolvidas atividades de lazer, educacionais, culturais, esportivas, artísticas, jogos de salão e serviço de fortalecimento de vínculos, que proporcionam o envelhecimento saudável para plena cidadania e defesa de direitos, nos termos da legislação do Estatuto do Idoso.

 

Nas quartas-feiras, o funcionamento ocorre em período integral, com almoço dançante, atividades de jogos de salão, palestras e eventos comemorativos. O espaço tem 326 idosos cadastrados, sendo 147 homens e 179 mulheres. Em média são realizados 854 atendimentos por mês. O Centro fica na rua Pará, esquina com a José Fragelli, sem número, no bairro Jardim dos Estados.

Skip to content