A ampliação do projeto Geração Olímpica, coordenado pela Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), foi lançado na noite da segunda-feira, 18 de setembro, pela Prefeitura Municipal. A atividade integrou o calendário de comemoração dos 239 anos de fundação de Corumbá.
Desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, vai possibilitar que crianças e jovens de diversos bairros de Corumbá tenham direito ao lazer e ao entretenimento através do esporte. Atualmente, o projeto é executado apenas na Esplanada da Nob e, no futebol de campo, atende 80 estudantes.
Com a ampliação, o Geração Olímpica foi expandido para outros seis polos. De imediato, a ação vai beneficiar aos moradores dos bairros Generoso, Cervejaria, Dom Bosco e Arthur Marinho. Os treinos de futebol acontecerão no campo do 6º Batalhão da Polícia Militar, uma parceria da Prefeitura com a PM. As aulas serão realizadas segundas e quartas-feiras pela manhã e à tarde.
“Desde março o Geração Olímpica está ativo com sub-15, sub-17 e sub-19. Desse programa saíram atletas que jogaram no corumbaense sub-19 este ano.Vamos tirar atletas daqui para compor sub-15 e sub-17 que terão oportunidades para participar de estaduais, por exemplo. É um programa que incentiva o esporte em Corumbá, tínhamos apenas um polo e agora são seis polos. A Polícia Militar prontamente nos atendeu e nos deu estrutura e, fundamentalmente, tranquilidade aos pais”, afirmou o vice-prefeito e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Marcelo Iunes.
Trabalhando com atletas em idade escolar, o Geração Olímpica mantém requisito básico para participação dos jovens no programa. “Todos os inscritos só vão participar se tiverem boas notas na escola. Se não tiver bom desempenho escolar ou matriculado, não participa. É um incentivo para que as crianças continuarem estudando e terem disciplina”, completou Iunes.
O coordenador do programa é o professor Osvaldo Junior, e conta com ex-jogadores como instrutores como o Henrique e Chiquinho – técnico campeão estadual sub-19 – e o jogador Tuia (campeão estadual da Série A com o Corumbaense em 2017) que será, professor no polo da PM.
Subcomandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, major Katiane Almeida, destacou a importância do programa para o desenvolvimento intelectual dos jovens participantes. “Esta instituição acredita nesse projeto da Prefeitura, acredita na semente que está sendo plantada e no futuro que vocês podem ter praticando esportes e sendo envolvidos em projetos sociais com esse foco”.
Aulas no contraturno
Agora, o Geração Olímpica também está sendo levado para a Praça CEU, no bairro Jardim dos Estados, para o campo do Universitário, para a Praça São Paulo, no Guató, para o Cristo Redentor e para o Centro de Esportes, Cultura e Lazer Nação Guató, onde atenderá aos jovens do bairro Popular Velha, Centro América e adjacências.
O projeto é dividido em duas faixas etárias: de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Para participar o aluno precisa estar matriculado e frequentando regularmente a escola. As aulas acontecem no contraturno escolar, ou seja, quem frequenta a escola pela manhã tem aulas durante a tarde e quem estuda à tarde, pratica o esporte pela manhã.
Durante as aulas de futebol, os alunos terão acompanhamento especializado da equipe técnica da FUNEC, que também está percorrendo todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) para divulgar a ampliação do Geração Olímpica e promover a inscrição de novos atletas. Outras informações podem ser obtidas no 3231-6638.