Curso ensina técnicas para produção de queijo e doce de leite no Taquaral

A produtora rural Iracema Alves de Souza, moradora do Assentamento Taquaral, produz cerca de 40 litros de leite por dia. A matéria prima acaba se transformando em queijos e doces para o consumo da família. Com a intenção de aumentar a produção e, se profissionalizar, ela resolveu se inscrever no curso de Derivados do Leite oferecido graças a parceria entre a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural e o  Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

 

Com a ajuda da Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar, os moradores do assentamento Taquaral, poderão aprender técnicas para a produção de queijos e doce de leite. Entre os laticínios estão do tipo frescal, muçarela, minas padrão, ricota, requeijão cremoso e iogurte.

 

Desta forma a dona Iracema e mais doze moradores da região aprenderão bem mais do que apenas a transformação do leite em outros gêneros alimentícios. “O curso vai abordar desde os cuidados com o pasto, as questões de higiene no momento da ordenha até o processamento do leite e o aproveitamento do soro”, explicou a instrutora do Senar, Daisy do Rego e Silva.

 

“A questão da higiene é um dos pontos principais do curso. Estamos buscando orientar e incentivar os produtores da região para que sigam as regras da legislação vigente”, observou o médico veterinário responsável pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), Alexandre Vasconcelos Cavassa. A intenção é propiciar uma forma de incentivar a produção de queijo e doce e evitar que o leite seja vendido nas feiras na forma in natura acondicionados dentro de garrafas Pet, o que é proibido pela legislação sanitária.

 

“É uma forma de agregar valor ao que eles produzem”, disse o subsecretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Luciano Aguilar Leite. “Dentro desta parceria com o Senar vamos buscar levar este curso para outros assentamentos, para que possamos estimular os produtores a se profissionalizarem”, destacou.

 

O curso terá duração de 40 horas. Todos os participantes receberão certificado de participação. Além desses, a parceria entre Prefeitura de Corumbá e o Senar oferece diversos cursos para a área urbana e rural. Para mais informações pode procurar a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, pelo telefone 3907-5349.

Skip to content