Executiva do Fórum MS debate pauta visando desenvolvimento do Estado

A Comissão Executiva do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul se reuniu na última sexta-feira (01) em Campo Grande quando elaboraram um plano de ação com demandas recebidas de todas as regiões do Estado. A partir dessas necessidades será possível montar uma pauta que visa principalmente fomentar o desenvolvimento levando em consideração as particularidades de cada localidade.

 

Dentre os temas discutidos estão a busca por uma política de incentivo fiscal regionalizada, com mecanismos que levem em consideração as particularidades de cada região. Além disso, abordaram uma forma de atrelar a preservação ambiental à uma porcentagem de incentivo fiscal. As regiões que fazem parte do Fórum MS sentem a necessidade de buscar uma estrutura para a criação de polos industriais.

 

Há também a preocupação na busca por captação de recursos que auxiliem, principalmente, nas compras públicas e a criação e ou melhorias do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) em todos os municípios. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural de Corumbá e representante da Executiva Estadual o encontro foi produtivo.

 

“Após realizarmos reuniões em todas as regiões, podemos desenhar uma pauta em conjunto. Desta forma ganhamos força para buscar junto aos Governos do Estado e Federal uma solução para as demandas, não esquecendo que cada região tem suas peculiaridades”, disse Renato dos Santos Lima.

 

Esteve presente o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Elias Verruck. Ele ressaltou a importância do Fórum MS como instrumento de desenvolvimento do estado e como instância de articulação e troca de experiências entre os secretários.

 

Num segundo momento houve a apresentação do consultor Jeconias Júnior, contratado pelo SEBRAE-MS para desenvolver os métodos de trabalho junto aos secretários com o objetivo de fortalecer a iniciativa.

 

Também participaram do encontro Carlos Henrique (Representante da Regional do Norte e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Coxim), Diógenes José Martins Marques (Representante da Regional do Leste e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo), Hernandez Ortiz (Representante da Regional Sudeste e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina), Maria Marly Marim Pucheta (Representante da Regional Oeste no Fórum MS e Secretária de Desenvolvimento Econômico de Bela Vista), Cláudio Agi (Secretário de Desenvolvimento de Paranaíba), Elaine Além Brito (Secretária de Desenvolvimento de Sidrolândia), Márcia Rocha (representando o SEBRAE-MS) e o Secretário Adjunto da SEMAGRO, Ricardo Senna. 

Skip to content