Feapan mostra a força do agronegócio na economia corumbaense

Participando da abertura oficial da Feira Agropecuária do Pantanal 2017 (Feapan 2017) na noite da quarta-feira, 20 de setembro, na sede do Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reforçou a importância do agronegócio para a economia corumbaense. Ainda no primeiro mandato [gestão 2005 – 2008], a gestão de Ruiter incentivou a retomada da realização da Feapan no município. O vice-prefeito, Marcelo Iunes, participou da solenidade.

 

“Nós, enquanto Poder Público Municipal reiteramos nosso apoio às ações do Sindicato Rural, em especial à revitalização dessa importante feira. Tivemos a oportunidade, em nosso primeiro mandato, de incentivar a retomada dela. A Feapan mostra a importância e a valorização do produtor, a valorização do produtor”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense ao enfatizar que se o Pantanal tem índices superiores a 80% de preservação é porque o produtor pantaneiro está presente no bioma, trabalhando por “preservá-lo”.

 

Acompanhando o prefeito na cerimônia, o governador Reinaldo Azambuja anunciou que a planície será integrada por uma rede de energia elétrica e também por energia fotovoltaica, esta prevista em regiões de difícil acesso para implantação de linhões. “O estudo está praticamente finalizado e nosso governo está empenhado em atender esta antiga demanda dos pantaneiros”, disse. Ele citou ainda que os investimentos do Estado em infraestrutura, com a implantação de estradas vão tirar o pantaneiro do isolamento, além de melhorar a produção e a rentabilidade do agronegócio.

 

A Feapan 2017 contará com leilões bovinos e equinos, além de comercialização de maquinários e insumos agrícolas.  “Serão três leilões – dias 21, 22 e 23 de setembro –, acreditamos que teremos preços competitivos. Esperamos bater o que comercializamos no ano passado. Teremos ainda a comercialização de máquinas, produtos e insumos agrícolas. Tudo isso vai fazer girar o agronegócio”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá. Ele destacou que no ano passado, somente os leilões movimentaram cifras em torno de R$ 20 milhões.  Os leilões terão transmissão pela Agrobrasil TV.

 

A programação da Feapan 2017 contará também com palestras, workshops e shows musicais, realizados no próprio parque de exposições. Tem como atrações o concurso Rainha e Princesa Feapan; shows musicais de Marlon e Maciel; João Pedro e Júnior; Grupo MDO e Marlon e Moreno. Também estão programadas provas de Laço Comprido; Corrida Feapan e Baile Carapé. A entrada é franca no parque de exposições. A Feira Agropecuária do Pantanal 2017 é promovida pelo Sindicato Rural de Corumbá com apoios da Prefeitura Municipal de Corumbá e Governo do Estado.

 

Prestigiaram o evento em comemoração ao aniversário da cidade os deputados estaduais Beto Pereira, Rinaldo Modesto e Felipe Orro.

Skip to content