Município terá novo Centro de Especialidades Médicas

Através de convênio da Secretaria de Estado de Saúde e a Prefeitura Municipal de Corumbá, será possível a reforma do primeiro piso do novo Centro de Especialidades Médicas (antiga clínica São José). Com repasse municipal de cerca de R$ 400 mil, a reestruturação da primeira parte do prédio sairá no valor de R$ 1.080.000,00 (um milhão e oitenta mil reais). O dinheiro já está depositado, o projeto está pronto e aguardando autorização do Governo do Estado para licitação de contrato.

 

“O Centro de Especialidades Médicas é um projeto da antiga gestão do prefeito Ruiter e que não foi levado para frente. Assim que assumimos, percebemos a oportunidade de reativar esse convênio com o Estado e com o Ministério da Saúde permitindo a criação desse Centro. Essa será uma obra muito importante com salas revitalizadas e novas, possibilitando melhor atendimento no processo de trabalho e nas condições de trabalho para nossos profissionais de saúde, assim como também o atendimento mais aprimorado aos nossos munícipes, que terão conforto maior para serem assistidos na clínica”, afirmou Rogério Leite, secretário municipal de Saúde.

 

De acordo com Tatiana da Silva Santos Matos, gerente de Gestão e Operação na Saúde, já existe recurso em conta para a reforma do segundo piso e para aquisição de equipamentos. Para o segundo piso, os recursos virão de outro convênio, de uma emenda do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). “A intenção era incluir o segundo piso na licitação, mas isso atrasaria o processo e acreditamos que não podemos perder muito tempo porque como é um projeto antigo, a gente corre o risco de não ter mais esse recurso, já que o Estado pode reavê-lo. Para não prejudicar o andamento da obra, vamos licitar o primeiro piso e logo em seguida já começaremos a atualizar as planilhas para que a tramitação do segundo piso possa ser iniciada”, explicou.

 

O prédio corresponde a uma área total de 1.437 m², sendo a primeira reforma em 872 m². Serão construídas rampa e escada e todas as salas serão reformadas, bem como a parte de cerâmica, pintura, rede elétrica e hidráulica e banheiros. Será feita demolição de algumas paredes e colocado novo revestimento, novas janelas e pisos serão adaptados para atendimento de saúde.

 

Conforme Sissy da Silva Zabala, coordenadora de projeto e convênio da Secretaria Municipal de Saúde, uma das finalidades com o novo Centro de Especialidades é otimizar recursos. “Hoje, a gente tem o Centro de Especialidades espalhado em três locais e a intenção é colocar todos no mesmo espaço. Os serviços que temos hoje funcionando são adaptados em área menor, e não está comportando os novos equipamentos que já solicitamos, também não estão comportando especialistas que temos hoje, além de serem prédios alugados. A ideia é otimizar recursos, ficar em prédio próprio com estrutura única e mais adequada, de forma a atender à saúde e de maneira bem centralizada para o usuário”.

 

Para ser atendido no Centro de Especialidades Médicas, o paciente passa primeiro pela Unidade Básica de Saúde e, quando necessita de especialista, é encaminhado ao Centro através do sistema de informação com agendamento. Ele vai chegar a local para ser atendido na data e hora marcadas. “A intenção é colocar também alguns equipamentos no prédio, como o eletroencefalograma, eletrocardiograma, realizar pequenas cirurgias, fazer exames oftalmológicos e de otorrino. Será uma área mais adaptada e adequada para esses procedimentos. Os médicos vão conseguir fazer esses serviços que hoje não conseguem pela falta de estrutura e equipamentos”, afirmou Sissy Zabala. O prédio que será reformado fica localizado na rua Cabral, lote 107, entre as ruas Sete de Setembro e 15 de Novembro.

 

*Unidades de Saúde serão reformadas e ampliadas para atender 14 mil pessoas

*Casa de Apoio ao Cidadão Corumbaense será implantada na Capital

Skip to content